Festas Nossa Senhora do Loreto – Alcafozes 2018

Reza a tradição que a casa em Nazaré que serviu de habitação a Jesus, Maria e José, foi local de peregrinação durante treze séculos. Esta região, terá sido, devastada pelo Emir Alá-el-Din e a casa esteve, assim, quase a ser destruída. Segundo a mesma lenda, a casa e o seu recheio foi salva por anjos que conseguiram retirá-la e levá-la para Loreto, em Itália, no ano de 1294.

Transformou-se assim Loreto num local de peregrinação e devoção de muitos Papas.

A 24 de Março de 1920 (festa do Arcanjo S. Gabriel, mensageiro de Nazaré), o Papa Bento XV, acedendo ao desejo do Clero, declarou a Santíssima Virgem do Loreto, Padroeira Universal da Aviação.

A 12 de Setembro desse mesmo ano, os aviadores reuniram-se em massa na Basílica do Loreto e fizeram, oficialmente, a consagração da sua Padroeira.

No ano seguinte a imagem foi destruída por um incêndio e em 1922, o Papa Pio XII benzeu a nova imagem da Virgem do Loreto, sem grandes diferenças em relação à anterior, sendo então esta acompanhada por aviadores da Capela Sistina para a Basílica do Loreto, onde chegou a 8 de Setembro.

[spacer height=”20px”]

A iconografia tradicional da Senhora do Loreto apresenta-a vestida com um manto que cobre, quase na totalidade, o Menino Jesus, conferindo-lhe uma forma aerodinâmica cuja força propulsora será a dos anjos que a suportam.

[spacer height=”20px”]

Em Alcafozes, o povo e a própria Igreja, desconhecem as circunstâncias e a origem do aparecimento da imagem da Senhora do Loreto, Padroeira Universal da Aviação, naquela zona, mas sempre lhe dedicaram grande devoção e os festejos em sua homenagem têm, para esta zona, grande significado e adesão. Irão este ano ocorrer nos dias 24, 25, 26 e 27 de Agosto de 2018.

Hoje a Capela da Santa, em Alcafozes, tem já um interessante e curioso espólio de ofertas relacionadas com a área da aviação civil, comercial e militar.

[spacer height=”20px”]

As Festas de Nossa Senhora do Loreto, Padroeira Universal da Aviação, são parte da vida da APTCA e dos Tripulantes de Cabine, sendo uma oportunidade fantástica de salutar convívio, que muitos associados e familiares, já se habituaram a viver todos os anos.

A todos deixamos o nosso convite a virem assistir e viver este memorável evento religioso festejado por todas as vertentes da aviação em Portugal, APTCA, Força Aérea Portuguesa, AOPA, e tantos outros aviadores particulares que anualmente estão presentes, devotos à Nossa Senhora do Loreto em Alcafozes.

Podes ver alguns dos momentos da FESTA NOSSA SENHORA DO LORETO 2017 AQUI pelos olhos da APTCA – Associação Portuguesa de Tripulantes de Cabine.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 24 de Junho 2018. Texto realizado com a colaboração da APTCA. Imagens retiradas da comissão da AlcafozesNossa Senhora do Loreto bem como do blog d’A Terceira Dimensão de Duarte Fernandes Pinto.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.