IST – Simulação e Controlo de Drones

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica a Newsletter da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

[spacer height=”20px”]


O Instituto Superior Técnico lança curso gratuito online de simulação e controlo de drones

[spacer height=”20px”]

O Instituto Superior Técnico (IST), através da plataforma online MOOC, vai desenvolver a primeira edição do Curso de Simulação e Controlo de Drones, destinado a todos os interessados e especialmente dirigido a estudantes de graduação ou de pós-graduação e a profissionais das áreas de engenharia ou computação, que tenham interesse na área das aeronaves não tripuladas (ANT).

Este curso tem como objetivo analisar o funcionamento de ANT multirotores bem como das partes que o constituem e ainda perceber como desenvolver um simulador para analisar o comportamento da ANT, projetando soluções para o seu controlo automático. Ao nível de conhecimentos prévios, pressupõe-se que o participante tenha noções de sistemas lineares, como Álgebra matricial, Números complexos e Equações diferenciais.

No curso serão abordados os seguintes assuntos relativos a um quadri-rotor:

Modelação: princípio físico, componentes, representação do sistema em espaço de estados e diagrama de blocos;

Simulação: implementação do sistema em anel aberto (atuação e equações do movimento) e dos controladores projetados em ambiente de simulação;

Análise: linearização, subsistemas de atuação e movimento, análise de estabilidade;

Controlo: estabilização do eixo vertical, angular e em translação, guiamento por pontos de passagem.

O curso decorre de 7 de maio a 10 de junho 2018, e as inscrições estão abertas até 21 de maio 2018.

INSCRIÇÕESSAIBA MAIS AQUI


[spacer height=”20px”]

A APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas congratula o Instituto Superior Técnico pela iniciativa e espera que seja um exemplo a seguir por outras instituições de ensino com o objetivo de profissionalizar este setor e criar uma estrutura de conhecimento que permita alavancar o desenvolvimento industrial e promover o impacto económico do setor das aeronaves não tripuladas em Portugal.

[spacer height=”20px”]


José Rocha. 22 de Abril de 2018. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas e pelo Instituto Superior Técnico.

Nota: Esta notícia contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto tratado.