APANT – Abril Newsletter 2018

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica a Newsletter de Fevereiro da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

[spacer height=”20px”]


A APANT participa no Commercial UAV Expo Europe 2018

Entre os dias 10 e 12 deste mês de abril decorre na cidade de Amsterdão o Commercial UAV Expo Europe onde mais de 50 especialistas de grande relevância estão juntos na Exposição e Conferência Pan-Europeia de Drones.

A APANT, no cumprimento da sua estratégia de internacionalização, e na perspetiva de dar continuidade a um dos principais eventos de drones na Europa, está presente nesta edição de 2018 e foi nomeada associação parceira, mais uma vez, possibilitando descontos para os seus Associados estarem presentes nesta feira.

No âmbito desta feira celebrar-se-á o concurso “Drone Hero Europe 2018”, uma competição de drones que permite abrir a porta a novas oportunidades de negócio, motivando os amantes de drones a tentar vencer através da criatividade, paixão e conhecimento tecnológico.

[spacer height=”20px”]

A Suiça é o primeiro pais a apostar num sistema nacional de gestão de tráfego aéreo de drones

O pais helvético deu um passo de gigante numa aposta estratégica para implementar um sistema de gestão de tráfego aéreo para aeronaves não tripuladas.

A empresa suiça de prestação de serviços de navegação aérea, a Skyguide, e a empresa Airmap, estão a desenvolver com o apoio do Governo Suiço o primeiro sistema de gestão de tráfego aéreo para drones na Europa em linha com a estratégia anunciada pelo consórcio SESAR no seu documento sobre o conceito U-Space.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]

Conselho de ministros aprovou a Estratégia Nacional para o Espaço com interesse para o sector RPAS

O Governo aprovou o Portugal Espaço 2030 uma estratégia de investigação, inovação e crescimento para Portugal que terá no domínio das aeronaves não tripuladas um dos pontos fortes de intervenção.

A nova Estratégia Portugal Espaço 2030 assenta em cinco linhas de ação no âmbito jurídico, financeiro, institucional, de internacionalização e de cultura científica.

A APANT congratula-se com esta iniciativa do Governo cujas cinco linhas de ação convergem na missão e nos princípios defendidos pela Associação, e confia que esta estratégia seja mais uma alavanca para o desenvolvimento seguro e sustentável do setor das aeronaves não tripuladas em Portugal.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]

O SESAR JU apresenta o primeiro “roadmap” para a integração segura dos drones no espaço aéreo

No dia 8 de março de 2018 o consórcio SESAR Joint Undertaking (SESAR-JU), parceria público-privada entre a Comissão Europeia e o Eurocontrol, apresentou o primeiro “roadmap” para a integração segura dos drones em todas as classes de espaço aéreo.

Este documento servirá de referência para a futura elaboração do “European ATM Master Plan”, o plano europeu de modernização do sistema de gestão de tráfego aéreo (ATM – Air Traffic Management), que estabelece os diferentes estágios tecnológicos, prioridades e calendarização.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]


José Rocha. 15 de Abril de 2018. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANT.

Nota: Esta notícia contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto tratado.