"Portugal Drone" – ADN

A Comunidade Portugal Drone é uma associação virada para os drones ou uav’s, que se organizam no espaço virtual, nomeadamente nas redes sociais.

O ADN distintivo desta comunidade do Portugal Drone é passar da troca de ideias online a iniciativas no terreno que possam por materializar as nossas 3 principais missões :

1 – Criar uma imagem positiva e bem informada desta nova tecnologia junto da população. Há inúmeros exemplos da aplicação destas aeronaves em contextos que são de enorme mais valia para o bem estar e segurança das pessoas, nomeadamente, prevenção de incêndios, vigilância de praias, busca e salvamento, transporte urgente de medicamentos e meios médicos, para citar apenas algumas. Criticar em todos os fóruns e circunstâncias a má utilização desta tecnologia, nomeadamente para fins que atentem contra a segurança da população.

2 – Prosseguir o caminho de estreitamento de relações e trabalho conjunto com as Autoridades que controlam quer o espaço Aéreo que a captura de imagens áreas. Esta disponibilidade de trabalhar em conjunto estende-se naturalmente aos órgãos legisladores.

3 – Formar e informar a comunidade para que possa operar as suas aeronaves no respeito por todas as normas de segurança, divulgando boas práticas mesmo para além das que estão previstas na lei. O interesse dos operadores e da população em geral assim exige.

As autoridades presentes ANAC e AAN tem mantido uma postura de total colaboração com os pilotos. Num quadro regulamentar ainda jovem, mas que teve que enquadrar leis de captação de imagens que datam de 1958, só podemos tecer elogios à forma como estas duas entidades tudo estão a fazer para garantir a segurança e a lei sem impedir a actividade autorizada destas aeronaves.

Todos esperamos, entidades e pilotos, nova legislação nomeadamente ao nível do registo de aeronaves e seguros obrigatórios. Esta lei já esteve em fase de consulta pública e pensamos que entrará em vigor brevemente. É preciso ter em consideração que as autoridades Europeias competentes estão a estudar em profundidade esta nova realidade no sentido de introduzir mecanismos europeus de controle e segurança. A nosso ver muito bem, tanto o governo como as entidades ligadas a aeronáutica observam este processo e a sua conclusão para legislar em definitivo em consonância com um quadro europeu.

Assim sendo, e no imediato, o Portugal Drone pensa que podem ser introduzidas algumas alterações a nível do processo de submissão de autorizações de voo, actualmente feito em ficheiros PDF para plataformas mais eficazes como aplicações móveis e sites ligadas a bases de dados.

O evento organizado pelo Portugal Drone em 4 de Março, Encontro Nacional de Drones – Poceirão foi a primeira de muitas iniciativas para promover o esclarecimento e aproximação da comunidade com a população em geral. Estão previstas iniciativas de interesse público para realçar a importância desta nova ferramenta. Todas as iniciativas para além dos pilotos estão abertas ao público e comunicação social, exactamente para de forma transparente responder a quaisquer preocupações ou dúvidas que naturalmente esta jovem tecnologia possa levantar.

Pode ver algumas passagens deste Encontro Nacional de Drones AQUI.

A comunidade Portugal Drone está a organizar-se enquanto pessoa jurídica para aumentar a sua capacidade de intervenção e organização de iniciativas !

Entretanto poderão seguir o CANAL YOUTUBE PORTUGAL DRONE
[spacer height=”20px”]

Contactos :

Página Facebook AQUI

EMAIL: portugaldrone2018@gmail.com

[spacer height=”20px”]

Gonçalo Madureira. 28 de Fevereiro de 2018. Conforme notícia emanada pela Portugal Drone. Imagens retiradas de Portugal Drone.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.