APANT – Fevereiro Newsletter 2018

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica a Newsletter de Fevereiro da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

[spacer height=”20px”]

Drones ajudam a reflorestar área ardida em Portugal

A AMI, Assistência Médica Internacional, decidiu criar um fundo de emergência com o objetivo de recuperar a paisagem ardida em Folgosinho, Gouveia, uma das zonas afetadas pelos incêndios que ocorreram em Portugal no Verão de 2017.

Este projeto com a ajuda das aeronaves não tripuladas representa um excelente exemplo de inovação. Para levar a cabo esta ação, em primeiro lugar limpar-se-á a área ardida com o objetivo de preparar o solo para, posteriormente, começar a fase da aplicação de bombas de sementes.

A iniciativa da AMI permitirá avaliar as capacidades dos drones nos trabalhos de reflorestação que eram realizados com aviões tripulados.

SABIA MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]

A EASA alerta: as baterias de lítio não são seguras no porão do avião

A Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA – European Aviation Safety Agency) publicou um boletim de informação de segurança (SIB 2017/04) alertando as companhias aéreas sobre os perigos associados ao transporte de dispositivos eletrónicos portáteis na bagagem de porão e anunciava algumas medidas de mitigação no caso de transporte destes dispositivos na cabine do avião (bagagem de mão).

Estas recomendações são de grande interesse para quem transporte aeronaves não tripuladas (ANT) por via aérea, uma vez que a maioria das companhias obriga ao transporte dos drones na cabine, permitindo o seu transporte no porão apenas se as baterias forem retiradas da ANT e transportadas junto do passageiro.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]

Novo concurso europeu para demonstrações do conceito “U-space” para drones

O consórcio SESAR Joint Undertaking (SESAR-JU), parceria público-privada entre a Comissão Europeia e o Eurocontrol, reconhece a necessidade para que a indústria europeia de drones actue rapidamente e para que aproveite ao máximo os benefícios do conceito “U-space”.

Este consórcio encontra-se numa fase final de organização de um novo apelo à apresentação de propostas dedicadas às demonstrações “U-space”. Pretende-se premiar entre 5 a 10 projectos, em 5 Estados Membros, para demonstrar os serviços U1 e U2 do conceito “U-space”.

Estas novas propostas são uma excelente oportunidade para complementar as actividades em curso do U-space e estimular a cooperação com a EASA (Agencia europeia para a segurança), organizações de padronização e a indústria aeronáutica, incluindo novos parceiros estratégicos emergentes.

SAIBA MAIS AQUI
[spacer height=”20px”]


José Rocha. 20 de Fevereiro de 2018. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANT.

Nota: Esta notícia contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto tratado.