108º Aniversário – AeCP

No passado dia 11 de Dezembro de 2017 completou o Aero Club de Portugal, AeCP o seu 108º aniversário.

Para celebrar mais um aniversário desta vetusta instituição irá realizar-se no próximo dia 21 de Janeiro de 2018, no Centro Cultural de Cascais, o almoço e cerimónias comemorativas, conforme  convite e programa em aqui deixamos.
Aero Club de Portugal, AeCP convida todos juntarem-se a este momento de saudável celebração da Causa do Ar e de Aniversário do Club, que conta com o apoio do Município de Cascais.

Instituição aeronáutica mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo destinada à promoção da Aeronáutica em Portugal, o Aero Club de Portugal foi fundado em 11 de Dezembro de 1909, no Terreiro do Paço por um grupo de oficiais do Exército Português, na sua maioria oficiais de engenharia, tendo sido nomeado como seu primeiro presidente o Coronel Fernando Eduardo Serpa Pimentel.

Tinha na altura o AeCP o objectivo de entre outros, fazer a propaganda aeronáutica, encetar relações com entidades congéneres no estrangeiro, organizar conferências, concursos de papagaios, publicar artigos e organizar uma biblioteca aeronáutica. Resumindo, fomentar e desenvolver a aviação no nosso país… e é isso mesmo que o AeCP tem feito ao longo deste 108 anos.

Possui na sua sede em Lisboa uma Sala de Memórias e também uma Sala dos Pioneiros da Aviação e encontra-se em fase de conclusão o Núcleo Museológico do AeCP indo assim ao encontro da história, com exposições permanentes.

Além da sede em Lisboa possui um hangar no Aeródromo Municipal de Cascais, onde está localizada também a Escola de Pilotagem do AeCP fundada em 1930.  Promove e desenvolve actividades de voo, onde funcionam as operações de voo, dispondo para tal de um simulador de voo.

Deixamos pois aqui para todos os que queiram participar, o Convite e Programa das Cerimónias e do Almoço Comemorativo do 108.º Aniversário do AeCP, que decorrerá este ano no Centro Cultural de Cascais.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 05 de Janeiro de 2018. Como em notícia divulgada pelo Aero Club de Portugal.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.