Voar para Viseu e conciliar com a boa gastronomia local, já está enraizado no seio de alguns pilotos que nos visitam.
Na narração seguinte, não é excepção até porque, a tripulação em causa vem variadíssimas vezes degustar o que há de bom pelas terras de Viriato.
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No final daquela manhã, o dia estava limpo, o vento fraco de norte e o CS-XXX vindo de sul, faz o procedimento normal com entrada directa para a Pista 36, aterra e faz o parqueamento na conhecida placa sul de LPVZ.
Antes de cortar motores e como é apanágio dos beirões, foram-lhes dadas as boas vindas e o desejo de um bom repasto.
A meio da tarde, e de regresso ao avião, os nossos amigos depararam-se com um problema que não acontece só aos outros. Quando ao por em marcha, o motor de arranque fez-lhes a desfeita. Depois de retirar o capô do motor verificaram que seria um problema fácil de resolver no local sem ajuda técnica especializada mas para isso acontecer, era precisa uma ferramenta que estava indisponível.
“Fácil, chama-se um táxi, vai-se a cidade, compram-se uns alicates, chaves de fenda e de bocas, volta-se ao avião…” e o problema ficou efectivamente resolvido, só que tudo isto leva o seu tempo.
Nesse dia, o pôr do sol verificou-se quando eram 17:03. Enquanto fechava o turno do serviço AFIS, ouvia a chamada no rádio:
“Viseu, CS-XXX já conseguimos, estamos com o motor em marcha e pretendemos descolar na 36“.
Aí, verifico que no relógio são 17:08, levantei-me da posição, olho para a placa sul e constato que a chamada surgiu em simultâneo com a rolagem que estava a ser feita progressivamente pelo caminho de acesso à Pista 36.
“CS-XXX, Viseu informação, o serviço AFIS encerrou à 5 minutos atrás, à hora do por do sol, não tenho pedido para abertura de aeródromo em período nocturno nem o seu FPL.“.
Continuando em rolagem e em tom apressado… “CS-XXX vai depositar FPL via rádio e pretendo descolar na 36 com destino à Lousã.“.
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Entretanto e já alinhado na Pista 36, fiz alguns segundos de silêncio, respirei fundo e…
“CS-XXX, Viseu Informação, não tendo FPL e por já estar para além do limite da hora do por do sol e portanto em período nocturno, sugiro que aborte a sua descolagem, até porque quando e se chegar à Lousã vai estar noite cerrada.“
“Oh Viseu, o CS-XXX descola e se não der voltamos para trás!“.
Em tonalidade forte, insisti:
“CS-XXX, repito, para além do que já referi, volto a sugerir que não efectue a sua descolagem porque estamos em período nocturno e não vai ter informação de Lisboa Mil durante o seu voo.“
Aí e com alívio, e vindo acompanhado de uma respiração de fundo, ouvi:
“Obrigado, (pausa)… vamos seguir a sua sugestão e não vamos descolar…vamos de novo para o estacionamento e ficar num hotel em Viseu e amanhã voltamos, é mais seguro.“
Voltei a respirar fundo, acabei de fechar o serviço, desci e o encontro inevitável deu-se na Sala das Operações.
Envolvidos num abraço, voltei a ouvir no mesmo timbre… “Obrigado por nos ter ajudado a não descolar, poderia não ser um bom voo!“
A esta tripulação e a todas as outras, que o novo ano possa ser de bons voos!!
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Manuel Carvalho AITA LPVZ. Fotografia por Jordan Wozniak, Kazuend, Ales Krivec, Jason Blackeye.
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