APANT – Dezembro Newsletter 2017

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica a Newsletter de Dezembro da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]

A Comissão Europeia aposta no início de operações comerciais com drones já para 2019

Realizou-se em Helsínquia, nos dias 21 e 22 de novembro, a terceira conferência de alto nível relativa ao desenvolvimento do setor das aeronaves não tripuladas.

Foi assinada, entre os representantes políticos e da indústria, a Declaração de Helsínquia, com o objetivo de acelerar o desenvolvimento de operações com drones na Europa.

Tal como já acontece com a aviação tripulada, foi solicitado um reforço do financiamento de projetos com aplicações de aeronaves não tripuladas, assim como uma maior colaboração entre Estados membros para o desenvolvimento dos sistemas UTM (Unmanned Traffic Management).

SAIBA MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]

APANT participa no Commercial UAV Show, a feira de drones profissionais em Londres

Nos passados dias 14 e 15 de novembro, a APANT acompanhou a maior feira profissional de drones no Reino Unido, o “Commercial UAV Show”, prosseguindo a estratégia da associação em estar presente nos eventos nacionais e internacionais do setor das aeronaves não tripuladas (ANT).

O “Commercial UAV Show” contou com a presença de mais de 3500 participantes, o que possibilitou oportunidades únicas de networking na área das aeronaves não tripuladas, bem como a troca de informações e experiências.

Tal como no simpósio de setembro sobre aeronaves não tripuladas, organizado pela ICAO (International Civil Aviation Organization) em Montreal, as conferências de Londres mostraram o grande interesse da indústria em áreas como registo, segurança ou UTM (Unmanned Traffic Management) dos drones.

SAIBA MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]

SESAR lança concurso público europeu para demonstrações do “geofencing

O consórcio SESAR apresentou um concurso público (SESAR-2017-1 – VLD GEOFENCING) com o objetivo de demonstrar as potencialidades dos sistemas de geofencing para prevenir a entrada de aeronaves não tripuladas em espaços aéreos proibidos, os chamados No Fly Zones.

Os sistemas de geofencing são um dos pilares fundamentais da estratégia da Comissão Europeia em relação ao conceito U-Space que tem como objetivo a integração segura das aeronaves não tripuladas no espaço aéreo europeu.

Os resultados do projeto vão permitir estabelecer recomendações quanto à estandardização e futuras necessidades de regulamentação, assim como dos requisitos técnico-operacionais para a implementação dos sistemas de geofencing no cumprimento dos objetivos e visão estratégica do conceito U-Space.

SAIBA MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]

UBER-Air: A parceria UBER e NASA para criar carros voadores em 2019

Jeff Holden, Chief Product Officer da Uber, anunciou na Web Summit, em Lisboa, que a Uber continua a estudar a mobilidade das cidades e que após vários projetos de viabilidade chegou a uma espécie de helicóptero elétrico, a que chamam “flying car”, com capacidade para 4 passageiros.

Para além da NASA o projeto será realizado com vários parceiros aeronáuticos, entre eles a empresa brasileira Embraer.

A Uber têm o objetivo de finalizar os testes antes das Olimpíadas de 2028, que decorrerão  em Los Angeles.

SAIBA MAIS AQUI

[spacer height=”20px”]


José Rocha. 15 de Dezembro de 2017. Conforme notícia e imagens emanadas pela APANT.

Nota: Esta notícia contém links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto tratado.