Homenagem a Óscar Monteiro Torres

Vai acontecer uma homenagem a “Óscar Monteiro Torres“, no dia 20 de Novembro de 2017 pelas 18:00 horas, no Salão Nobre do Palácio da Independência.

Esta é uma homenagem ao “Herói Nacional” feita pelo Instituto Bartolomeu de Gusmão da Sociedade Histórica da Independência de Portugal com Entrada Livre e onde serão oradores o Major-Engenheiro Luís Barbosa e o Tenente-General PILAV António Mimoso e Carvalho.

O Instituto Bartolomeu de Gusmão, criado no seio da Sociedade Histórica da Independência de Portugal permite a todos os interessados conhecer inúmeros temas históricos, projectos do presente e visões de futuro no campo da aeronáutica.

[spacer height=”20px”]

Óscar Monteiro Torres nasceu na cidade de Luanda em 26 de Março de 1889. Entra, com 11 anos, para o Colégio Militar em Lisboa frequentando depois a Escola do Exército até 1909, onde termina o curso de Cavalaria.

Em Fevereiro de 1916, acompanhado por António Maya e Alberto Lello Portela, recebeu formação em pilotagem em Hendon, Inglaterra. Passou depois à Escola Northold da Royal Flying Corps, onde prestou provas como piloto militar. Foi um dos aviadores do Corpo Expedicionário Português enviados para França durante a Primeira Guerra Mundial. Integrado na Esquadrilha SPA 65, ou Esquadrilha das Cegonhas, equipada com aviões SPAD S.VII e, com base em Soissons.

O Capitão Óscar Monteiro Torres acabou por ser abatido a 19 de Novembro de 1917 depois de ter travado um combate aéreo em circunstâncias de extrema desigualdade de forças: conseguiu abater dois Halberstadt alemães mas a seguir já nada pôde fazer contra a esquadrilha de Fokker, que o atingiu. Acabou por falecer no dia seguinte, a 20 de Novembro de 1917, num Hospital de Militar no norte de França.

Foi condecorado, a título póstumo, com a Legião de Honra e Cruz de Guerra francesas, e Medalha da Cruz de Guerra e Torre e Espada de Portugal.

[spacer height=”20px”]

Pode ainda aproveitar e efectuar reserva no restaurante Chaminés do Palácio” para jantar após a conferência.

[spacer height=”20px”]

José Rocha, 12 de Novembro de 2017. Como em notícia difundida pela SHIP.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.