Memorial Centro de Aviação Marítima

O Núcleo dos Hangares viverá no dia 30 de agosto um dos momentos mais importantes da sua história recente. Contamos com a sua presença!

Trata-se da inauguração do Memorial alusivo ao Centenário da construção do Centro de Aviação Marítima (CAM) do Algarve situado na Ilha da Culatra, núcleo dos Hangares e que assinala o centenário e a memória do esforço de Portugal na Grande Guerra e da assinatura de um protocolo de colaboração com a Marinha.

O nome de Hangares deriva dos hangares construídos para o CAM do Algarve em 1917.

Será assinado um protocolo de cooperação com a Autoridade Marítima e a Marinha. O documento prevê a possibilidade de uma melhor acessibilidade de civis à ponte militar. A nossa comunidade pretende também assinalar a boa relação com estes interlocutores do estado.

[spacer height=”20px”]

PROGRAMA

10:45 Chegada ao Núcleo dos Hangares

11:00 Inauguração do monumento memorial do núcleo dos Hangares

Oradores:
Chefe de Estado-maior da Armada – Almirante Silva Ribeiro
Secretário de Estado da Defesa Nacional – Dr. Marcos Perestrelo
Presidente da Câmara de Faro – Prof. Rogério Bacalhau

11:45 Assinatura do Protocolo de cooperação para a utilização do cais de embarque da Marinha Portuguesa.

Oradores:
Comandante Naval – Vice-almirante Gouveia e Melo
Presidente da Associação de moradores do Núcleo dos Hangares – José Lézinho

12:15 Apresentação do livro de Rosa Neves, «Hangares – O esforço de Guerra – No Centenário da Grande Guerra (1917-2017)»

Oradores:
Capitão do Porto de Olhão – Capitão-de-fragata Nunes Ferreira
Chefe de Estado-maior da Armada – Almirante Silva Ribeiro
Secretário de Estado da Defesa Nacional – Dr. Marcos Perestrelo
Autora – Rosa Neves

12:45 Almoço na sede da Associação de Moradores dos Hangares

A história é testemunha do passado, luz da verdade, vida da memória, mestra da vida, anunciadora dos tempos antigos.” Cícero

[spacer height=”20px”]

À margem deste evento, irá decorrer igualmente um momento relevante para a preservação da memória do passado no Núcleo dos Hangares. O lançamento da obra da autora Rosa Neves, “HANGARES – O esforço de Guerra – No Centenário da Grande Guerra (1917-2017)” com edição Sul, Sol e Sal.

[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]

Nota: Quem mostrar interesse em estar presente e não conhece a ilha da Culatra poderá apanhar para os Hangares, a carreira regular das 10:00 da manhã, no cais em Olhão que fica em frente ao Real Marina Hotel https://goo.gl/maps/sYRrZj36Ydz . O preço de ida e volta são 5 euros. Os horários de regresso são 15:10, 17:00 e 19:00. Em alternativa poderá ser solicitado um táxi marítimo pelo telefone: 914828424.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 27 de Agosto de 2017. Baseado em textos de Jorge Pereira e da Associação de Moradores dos Hangares da Ilha da Colatra, Faro. Fotos retiradas do portal da AMH. 

[spacer height=”20px”]

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.