GPIAAF News 06/2017

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt notícias emanadas pelo GPIAAFGabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e Acidentes Ferroviários, Unidade de Aviação Civil. 

[spacer height=”20px”]

Estão disponíveis, na área da Unidade de Aviação Civil da página electrónica do GPIAAF:

Acidente com a aeronave CS-AVA na praia de São João da Caparica em 02-08-2017

Na sequência da notificação de acidente recebida neste Gabinete, a equipa de investigação da unidade de aviação civil do GPIAAF prontamente se deslocou para o local, onde procedeu à recolha de evidências em conformidade com os procedimentos estabelecidos.

Atendendo às características do acidente, será aberto um processo de investigação.

Conforme a prática habitual, dentro de alguns dias será publicada nesta página uma Nota Informativa com os dados factuais determinados na fase inicial da investigação.

NOTA:

No final do dia de ontem, alguma comunicação social difundiu a notícia de que, a propósito deste acidente, o GPIAAF teria alegadamente emitindo informações sobre eventuais práticas recomendadas a adoptar pelos pilotos neste tipo de situações.

Evidentemente que tal informação era falsa e imediatamente foi enviado pelo GPIAAF um pedido de reposição da verdade junto dos meios de comunicação social em apreço.

O GPIAAF, em conformidade com a política de comunicação definida e em linha com as práticas recomendadas internacionalmente em investigações de segurança, na fase inicial de uma investigação e até à publicação da correspondente Nota Informativa, apenas comunica externamente sobre os procedimentos de investigação que esteja a realizar; também, o Gabinete nunca emitirá quaisquer opiniões ou informações que possam levar a inferir sobre a adequação das ações realizadas pelos intervenientes nos acidentes ou incidentes, que não as que venham a constar nos relatórios da investigação de segurança publicados, onde as afirmações são devidamente enquadradas e fundamentadas.

[spacer height=”20px”]


Mapas Síntese dos Acidentes e Incidentes:
Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2017.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2016.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2015.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2014.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2013.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2012.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2011.

Mapa Síntese dos Acidentes e Incidentes com Aeronaves Civis, ocorridos em 2010.


[spacer height=”20px”]

José Rocha. 25 de Julho de 2017. Conforme notícia emanada pelo GPIAAF, Unidade de Aviação Civil.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.