LPPR – Aeroporto Sá Carneiro encerrado

NOTAM A2144/17PORTO CTR encerrada excepto para aeronaves de estado e aeronaves em emergência devido à libertação massiva de lanternas de ar quente. De 23 Junho 2017 20:45 UTC até 24 Junho 2017 00:01 UTC.

 

Por ser de importância para toda a comunidade aeronáutica publicamos no CAVOK.pt notícias emanadas pela ANAC, Autoridade Nacional de Aviação Civil.

[spacer height=”20px”]


Comunicado de Imprensa 05/2017 

A ANAC decide pelo encerramento do espaço aéreo do Aeroporto Francisco Sá Carneiro (Porto) entre as 21:45 horas do dia 23 e a 1 da manhã do dia 24 de junho de 2017 – Largada de balões de ar quente com mecha acesa durante as Festas de S. João no Porto

A Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), no exercício dos seus poderes de autoridade e tendo como objetivo a salvaguarda da segurança operacional da navegação aérea,  decidiu encerrar temporariamente o espaço aéreo, na área terminal do Porto, durante o período de maior intensidade de largada dos balões de ar quente com mecha acesa.

Desta forma foram emitidos, em 12 de junho de 2017, os respetivos avisos à navegação aérea (NOTAM) que dão conta do encerramento do espaço aéreo nas imediações do aeroporto do Porto, entre as 21:45 horas do dia 23 e a 1 da manhã do dia 24 de junho de 2017.

Esta medida visa garantir a segurança operacional do tráfego aéreo no aeroporto Francisco Sá Carneiro, e foi tomada em concertação com os Municípios envolventes à respetiva infraestrutura aeroportuária, designadamente, Municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar, Matosinhos e Vila do Conde, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, a ANA – Aeroportos de Portugal e a NAV Portugal.

Como é do conhecimento público, é tradição que durante as Festas de S. João, na região do Porto, sejam largadas grandes quantidades de balões, também designados por lanternas de ar quente. Face a esta situação a ANAC tomou a iniciativa de promover reuniões com o objetivo de analisar e equacionar a adoção de medidas destinadas a garantir a segurança operacional da navegação aérea durante aquele período.

Como resultado desta ações foi identificado que não é possível, por parte dos Municípios, controlar e/ou impedir este tipo de atividade durante as festas de S. João, e que as referidas largadas de balões são efetuadas de forma não organizada pela população em geral, atingindo milhares de unidades, e constituem um  perigo para a navegação aérea que importa acautelar.

A ANAC diligenciou, ainda, junto da Agência Portuguesa do Ambiente, a possibilidade de o aeroporto Francisco Sá Carneiro ser operado durante o período noturno pelas aeronaves impossibilitadas de operar no período de encerramento do espaço aéreo (previstos 24 movimentos, sendo 6 partidas e 18 chegadas), a fim de mitigar o impacto nos operadores aéreos desta medida, permitindo a sua operação para além número máximo de movimentos autorizados no período noturno.

Autoridade Nacional da Aviação Civil
Departamento de Comunicação
16 de junho de 2017



[spacer height=”20px”]
José Rocha. 17 de JUNHO de 2017. Fotos por Diomari Madulara, Everarado Sanchez e Gianandrea Villa.