APANT – Maio Newsletter

Por ser de interesse para toda a comunidade do sector das aeronaves não tripuladas e não só, o CAVOK.pt publica a newsletter Maio de  2017 da APANTAssociação Portuguesa de Aeronaves Não Tripuladas.

[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]

PORTUGAL AIR SUMMIT 2017 – APRESENTAÇÃO DO PROGRAMA OFICIAL

Conforme anteriormente noticiado, o Portugal Air Summit 2017, a maior cimeira aeronáutica a nível global realizada em Portugal, decorrerá no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor, de 24 a 27 de maio, em coorganização com a APANT.

O programa oficial do evento foi revelado no dia 28 de abril, em conferência de imprensa, em Ponte de Sor, e inclui um conjunto de apresentações, exposições, workshops e demonstrações, com o foco apontado ao futuro do setor da aeronáutica, incluindo a componente da aviação não tripulada, civil e militar.

Esta será a primeira edição e irá decorrer num centro de conferências e exposições de excelência, concebido propositadamente para o efeito no espaço do Aeródromo de Ponte Sor, onde marcarão presença os principais players e stakeholders do cluster aeronáutico nacional, bem como representantes das suas principais congéneres internacionais.

O último dia do Portugal Air Summit 2017 será dedicado a espetáculos de acrobacia aérea, balonismo e também a demonstrações de performance de aeronaves não tripuladas, para além de uma corrida de drones, etapa do campeonato nacional.

A APANT, é responsável pela organização do painel relativo às aeronaves não tripuladas, pela organização da componente lúdica e demonstrações associadas ao evento, bem como pela estruturação dos stands e workshops da cimeira.

[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]

TEKEVER: INAUGURAÇÃO DO CENTRO DE ALTA TECNOLOGIA AERONÁUTICA EM PONTE DE SOR

No passado dia 28 de abril foi inaugurado pelo Primeiro Ministro António Costa e por vários membros do Governo Português o Pólo Industrial Tekever dedicado a alta tecnologia aeronáutica e aeroespacial.

Este novo empreendimento pretende ser um centro de desenvolvimento, produção e testes de drones da Tekever.

A Tekever é um grupo empresarial Português criado em 2001 por ex-alunos do Instituto Superior Técnico. A sua atividade centra-se no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços nas áreas das Tecnologias de Informação e Comunicação, Aeronáutica, Espaço, Defesa e Segurança.

A APANT esteve presente na inauguração e na visita às novas instalações, destacando o elevado nível tecnológico instalado e as capacidades de produção e investigação ao nível das aeronaves não tripuladas. A sua localização junto da pista do aeródromo de Ponte de Sor é uma grande vantagem para a realização de testes e experiências.

O evento claramente demonstrou o apoio Governamental a esta iniciativa que pode  estimular o crescimento da economia e a criação de emprego em linha com os programas europeus e nacionais do Horizonte 2020.

[spacer height=”20px”]

CARACTERIZAÇÃO DO SETOR DAS AERONAVES NÃO TRIPULADAS EM PORTUGAL (2017)

No mês de maio a APANT vai apresentar o primeiro estudo no âmbito das aeronaves não tripuladas (ANT) com o objetivo de identificar o estado da arte e as expetativas de curto e longo prazo das empresas do setor.

Para a sua concretização, ao longo do mês de abril iniciou uma campanha de divulgação deste estudo por forma a solicitar a colaboração no preenchimento de um questionário, informação essencial para o sucesso deste projeto.

O questionário esteve disponível para resposta até dia 24 de abril e faz parte de uma primeira fase de recolha de informação cujos resultados serão divulgados durante o mês de maio, à qual sucede a elaboração do Barómetro ANT em Portugal, a ser apresentado em dezembro de 2017.

A APANT agradece a participação dos vários contributos recebidos e convida a todos os interessados a acompanhar as atividades da Associação através da subscrição da Newsletter, podendo receber o estudo diretamente no seu e-mail após a sua divulgação.

[spacer height=”20px”]
AGRICULTURA APOIADA POR DRONES

Uma consultora norte-americana acabou de publicar um estudo sobre o mercado dos drones no segmento da agricultura concluindo que este mercado possa atingir mais de 3.700 milhões de dólares até 2024.

A Agricultura de Precisão tem registado um crescimento exponencial em linha com o desenvolvimento das aeronaves não tripuladas. Os avanços técnicos e o aparecimento de novos produtos, métodos e tecnologias são cada vez mais comuns nas explorações agrícolas.

[spacer height=”20px”]

NASA ESTÁ A DESENVOLVER DRONES PARA VOAR E MAPEAR MARTE

A NASA começou a desenhar o próximo drone que será levado para a superfície de Marte em 2020.Um desafio bem complexo uma vez que a pressão atmosférica de Marte é 100 vezes inferior à da Terra, o que dificulta a propulsão dos drones naquele planeta.

Assim, o projeto vai estar equipado com novos motores e baterias para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos com esta atmosfera pouco densa e a menor quantidade de energia solar disponível.

O projeto com o drone vai ser o primeiro passo (parte da estratégia da nova missão da NASA para levar o homem a Marte), para a exploração do “planeta vermelho” e para o objetivo de estabelecer uma presença humana permanente.

[spacer height=”20px”]

[spacer height=”20px”]

A APANT permanece atenta aos desenvolvimentos regulamentares das autoridades nacionais e europeias e manterá os associados informados das alterações que venham a ocorrer no setor.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 07 de Maio de 2017. Conforme notícia emanada pela APANT.