Visita guiada à exposição "O GEAR"

Visita guiada à exposição temporária “O GEAR – O Grupo de Esquadrilhas de Aviação República”

Sócios do Aero Club de Portugal e alguns outros amantes da aeronáutica tiveram a oportunidade de beneficiar de uma visita guiada à exposição “O GEAR – O Grupo de Esquadrilhas de Aviação República“, que se encontra patente no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, do Município da Amadora, até ao próximo dia 14 de Maio de 2017, tendo como guia o conhecido Jornalista Vasco Callixto, sócio honorário do Aero Club de Portugal, que ao longo dos anos tem habituado os portugueses a, de entre muitos outros temas, reconhecer ou recordar inúmeras histórias dos nossos pioneiros da aviação.

Esta exposição temporária, patente no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, na Amadora, demonstra a intensa actividade que o GEAR teve entre 1919 e 1938, bem como os diversos eventos aeronáuticos que aconteceram na Amadora ao longo das primeiras décadas do séc. XX, muitos deles com a chancela ou apoio organizativo do Aero Club de Portugal.

A visita contou com o apoio da Câmara Municipal da Amadora, cuja cidade ostenta, orgulhosamente, na sua heráldica, símbolos que nos remetem para o seu passado aeronáutico, por via do GEAR – Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, que, durante quase duas décadas, ali esteve sedeado no campo de aviação da Amadora, antes da sua extinção e incorporação de meios na Base Aérea de Tancos.

Mas não só. Logo em 1912 foi possível assistir, no território que hoje conforma a Amadora, a um concurso de papagaios, por iniciativa do Aero Club de Portugal, como forma de a população compreender o milagre da sustentação e das diferenças entre o “mais pesado e o mais leve que o ar”, seguindo-se nos anos seguintes inúmeras exibições e festivais aeronáuticos, mostrando ao grande público as potencialidades do mundo aeronáutico nas suas diversas vertentes, com pilotos portugueses e estrangeiros.

Vasco Callixto, amadorense nascido em 1925, desde cedo se habituou em família a beneficiar da proximidade com os Senhores do Ar e da aeronáutica militar portuguesa, bem como dos eventos e pioneirismos que foram sendo alcançados nessa década e até finais da década de 1930, recordando junto dos visitantes inúmeros pormenores e histórias.

Para além da reunião de inúmera informação, fotografias, postais, cartazes, filmes, documentação e objectos ligados aos momentos históricos e seus intervenientes, a maioria gentilmente cedida pelo Museu do Ar e que se encontram em exposição temporária no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, foi possível à organização, apoiada no aconselhamento técnico do Arquivo Histórico da Força Aérea, do Museu do Ar e do Jornalista Vasco Callixto, a edição de um interessante catálogo que, de modo objectivo e criterioso, dá a conhecer as diversas etapas da ligação aeronáutica do território amadorense, tanto por via do GEAR e sua actividade, como de outros acontecimentos ocorridos no seu território. Este catálogo pode ser adquirido neste núcleo museográfico, onde também é possível conhecer a história arqueológica e evolutiva da Amadora.

[spacer height=”20px”]

CÂMARA MUNICIPAL DA AMADORA PRETENDE CRIAR EXPOSIÇÃO DEFINITIVA DEDICADA À SUA HISTÓRIA AERONÁUTICA

Os serviços da Câmara Municipal da Amadora encontram-se a enviar esforços no sentido de esta exposição passar a ser definitiva, com incorporação, quer por doação quer por empréstimo temporário, de novos elementos biográficos, documentais, maquetas de aeronaves, entre outros, estando, desse modo, lançado publicamente o repto para esse efeito.

Por outro lado, não obstante a qualidade do edifício do Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira, a opinião de todos os visitantes é unânime no sentido de, só com uma exposição permanente e talvez em local mais acessível e espaçoso, ser possível fazer jus e relembrar de forma mais perene e condigna, junto das camadas mais jovens, o papel determinante que a Amadora teve nas primeiras décadas do séc. XX, repondo-se no patamar certo a sua importância histórica.

[spacer height=”20px”]

Parafraseando Vasco Callixto, ao referir que “recordar é viver”, desejamos que a organização deste tipo de eventos e exposições permita a todos os portugueses vivificar a memória dos seus pioneiros e heróis, também da aeronáutica, cujas proezas têm vindo a ombrear, efectivamente, com outros aeronautas das mais diversas nacionalidades.

[spacer height=”20px”]

Gustavo Monteiro de Almeida (Aero Club de Portugal). 29 de Abril de 2017. Fotos de Gustavo Monteiro de Almeida.

Nota Cavok.pt – O artigo publicado é da responsabilidade do seu autor e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O autor do artigo não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente à opinião expressa. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica dos mesmos.

[foogallery id=”11570″]