Exposição do Grupo de Esquadrilhas Aviação República

“Da História da Amadora fazem parte marcos que muito nos orgulham e que, sejam acontecimentos pertencentes à Idade Antiga ou Contemporânea, devemos zelar pela sua justa divulgação junto de toda a comunidade.

A história do Grupo de Esquadrilhas de Aviação República, o afamado GEAR, é um desses marcos que importa, desde sempre, conhecer e divulgar com perseverança.

Tratando-se da nossa história recente, há ainda quem, na primeira pessoa, ou guardando relatos de familiares, se recorde dos tempos em que o território da Amadora acolheu um grupo de homens pioneiros e corajosos, apostados em fazer a diferença.

Manifestamente, o nosso desejo é que a ExposiçãoO Grupo de Esquadrilhas de Aviação República”, seja mais um contributo para (re) conhecer os acontecimentos em torno do que foi este fenómeno pelas terras da Amadora e suscitar, cada vez mais, o interesse da população, exaltando a importância que esta cidade teve, servindo como berço à implantação e desenvolvimento da aviação no nosso país.

Fotografias, postais, réplicas de documentos, recortes de notícias, peças de museu e testemunhos de quem viveu intensamente este período, são agora usados para nos ajudarem a retroceder na máquina do tempo, regredir ao passado e viver naquela época. Sentir a apoteose da população quando tinha a oportunidade de ver, cheirar e ouvir in loco, cada conquista levada a cabo pelos famosos precursores da aeronáutica.

Durante o período vigente desta mostra, esperamos receber na nossa cidade gentes vindas de todos os concelhos vizinhos e outros mais distantes, velhos e novos, interessados em conhecer a história destes homens. Da mesma forma que, há cerca de dez décadas atrás, outros nos visitaram, a fim de avistar de perto os seus feitos, que fazem agora parte da nossa História…” extracto do apontamento feito no Catálogo GEAR pelo Vereador da Cultura António Moreira.

[spacer height=”20px”]

Ao público desde 21 de Maio de 2016, esta exposição, promovida pelo Grupo de Esquadrilhas de Aviação da República no Núcleo Museográfico do Casal da Falagueira – Museu Nacional de Arqueologia, termina a 14 de Maio de 2017

Disponível de terça-feira a sábado das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00. Domingo das 14h30 às 17h30.

[spacer height=”20px”]
José Rocha. 22 de Abril de 2017. Imagens retiradas do fantástico Blog Restos de Colecção.