Com a cabeça no ar

Finalmente deu-se início às obras de repavimentação da pista do Aeródromo do Cerval que há muito tempo era necessário e por vários percalços passou!

Como sou homem dos ares (piloto de aeronaves ligeiras e controlador de tráfego aéreo no Aeroporto Francisco Sá Carneiro) só tenho que ficar satisfeito e agradecido as autoridades, nomeadamente as Câmaras Municipais de Vila Nova de Cerveira e Valença pelas verbas bem empregues em tal obra!

Uma pista para a aviação não é só sinal de desenvolvimento de uma terra, mas também um local de apoio quer à indústria, turismo, comércio e até situações de emergência civil e humanitária.

Desta forma fica o recado em quem tal empreitada investiu de que nunca irá arrepender-se do dinheiro tão bem gasto.

Um aeródromo desta dimensão para região é suficiente, nos dias actuais e é um factor de receitas indirectas que muitas vezes escapam na análise das referidas entidades. Refiro-me a restauração, hotelaria, comércio e ao turismo em geral.

[spacer height=”20px”]

A localização geográfica e fronteiriça do Cerval (com acesso rápido à autoestrada e ao rio Minho) é um factor de atracção para a aviação quer desportiva quer de lazer através  do Aeroclube do Cerval e para os amantes de ambos os países. Refira-se o facto da infraestrutura com as mesmas potencialidades na vizinha Galiza fica no Aeródromo de Rosas em Lugo!

Ficaria incompleto este artigo sem fazer referência às potencialidades da região para voo a vela (planador) e pára-quedismo o qual está em preparação o início de actividade.

Deve ter restaurante, parque infantil e outros pontos de atracção, para os acompanhantes dos aficionados, visitantes e curiosos desta actividade !

Termino com um conselho para quem manda! Campo de aviação, é como o software de um computador… fazer upgrade sim… mas apenas naquilo que efectivamente utilizamos no dia a dia e assim evitam-se elefantes brancos como o Aeródromo Municipal da Maia (aerogare, torre de controlo) exemplo do muito dinheiro que custou aos contribuintes e nunca foi utilizado para qualquer dessas actividades aeronáuticas.

Termino com votos de Altos Voos para toda a região !

De Gondarem o pilotaço,

Pedro Soares. 20 de Janeiro de 2017.

[spacer height=”20px”]

Nota Cavok.pt – O artigo publicado é da responsabilidade do seu autor e não compromete ou vincula o CAVOK.pt aos conteúdos, ideias ou intenções. O autor do artigo não recebe, nem irá receber qualquer compensação directa ou indirecta, referente à opinião expressa. O CAVOK.pt não interfere ou analisa o conteúdo pelas ideias, opiniões ou intenções mas apenas ajusta a formatação gráfica dos mesmos.