Dê uma espreitadela a LPVZ…

Nestes dias de Outono, por vezes inconstantes das condições meteorológicas, voar para o Aeródromo Municipal de Viseu – LPVZ tornou-se mais simples…

[spacer height=”20px”]

Já noticiámos anteriormente que o Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato de Viseu tem tido, nestes últimos tempos, uma evolução muito positiva em prol da Segurança Aérea. Essa evolução passou pelo factor humano, melhorando as condições de trabalho e conforto dos AITA e de quem lá trabalha diáriamente e principalmente, pela modernidade e excelência dos equipamentos ao serviço do tráfego aéreo. Um renovado painel de controlo de iluminação do aeródromo, rádios da melhor qualidade tanto de banda aérea como os de apoio para contacto com o pessoal de terra, gravador digital das comunicações, estação meteorológica digital que disponibiliza os dados online, e também um sistema digital de contacto com o exterior, câmaras video que permitem online verificar a meteorologia e as condições do aeródromo e redondezas.

p50807-153926O sistema de câmaras de monitorização das finais das pistas permitem que qualquer aviador que pretenda ir a Viseu possa, antes de descolar de qualquer aeródromo, “dar uma espreitadela” e observar como está a meteorologia possuindo para tal três câmaras on line centradas na Torre. Duas direccionadas para cada uma das finais das pistas e uma outra apontada a Norte.

Claro que a decisão de voar, ou a escolha do seu destino não poderá basear-se exclusivamente no que pode observar nas câmaras… estou eu aqui a “ensinar a missa ao vigário”… já é mais que sabido que deverá verificar todas as condições meteorológicas em rota tanto na ida como acautelar o possível regresso e também já é mais que sabido que deve jogar sempre pelo seguro… em caso de duvida, não vá, não voe!!… mas, pode sempre aproveitar mais esta ferramenta e dar uma espreitadela pelas câmaras e inclusivamente, ir acompanhando o evoluir da situação no seu smartphone em pleno voo, antecipando uma possível divergência, nunca esquecendo de olhar lá para fora à procura de tráfego para fazer um efectivo see and avoid!!

[spacer height=”20px”]

Se podia “viver” sem aquelas câmaras a dar-lhe uma amostra do tempo?! Poder podia, mas não era a mesma coisa!!…

CARREGUE AQUI para fazer SABER sobre a configuração do seu PC ou SMARTHPHONE para poder ACEDER ÀS CAMARAS e METEOROLOGIA de LPVZ. 

Bons voos!!

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 16 de Novembro de 2016. Segundo notícia gentilmente cedida pelo Município de Viseu.