“ARO de Lisboa?! Bom dia, era para fazer o depósito de plano de voo!…CS-UAA, Regras de Voo Visuais (…..) aeródromo de origem Palma….”
“…Sabe dizer-me as coordenadas por favor?!”
”…humm…Palma…trinta e oito trinta cinquenta e três Norte, zero zero oito trinta e quatro trinta e quatro Oeste, hora de descolagem oito e trinta… (…) aeródromo de aterragem Valdonas… humm… Valdonas as coordenadas são…espere um pouco, por favor … trinta e nove trinta e cinco vinte e sete Norte zero zero oito vinte e dois zero sete Oeste……perdão, zero zero oito vinte e dois dezassete Oeste… ”
“…desculpe importa-se de repetir a coordenada de Valdonas?!”…..
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Pode ser este o início da preparação do seu voo quando pretende descolar ou aterrar de um Campo de Voo de utilização Ultraleve ou Heliporto com a intenção de submeter um Plano de Voo.
Muitos de nós já nos perguntámos porque é que os Campos de Voo e alguns Heliportos em Portugal não têm um Indicativo de lugar ICAO, tal como qualquer aeródromo, tal como as dezenas de Heliportos por esse Portugal a fora em que a maioria deles tem uma utilização anual e residual… talvez uma mão cheia de voos por ano.
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Uma história muito resumida dos Códigos Indicadores de Lugar ICAO!!
A atribuição dos designadores dos aeródromos e aeroportos é da responsabilidade das Autoridades Aeronáuticas de cada País e é verificada e regulada pela ICAO, International Civil Aviation Organization no Documento 7910, Indicadores de lugar segundo recomendações com origem em 1957.
Na sua origem os códigos são constituídos por quatro letras. Geralmente têm uma estrutura regional, não são duplicados e são abrangentes.
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Em geral, a primeira letra é alocada por região e representa um país ou grupo de países dentro dessa região. A segunda letra representa um país dentro dessa região, e as duas restantes são usadas para identificar cada aeroporto. A exceção a esta regra são países maiores que têm códigos de país de uma única letra, exemplo da Rússia (U), Canadá (C) ou Austrália (Y) onde as três letras restantes identificam o aeroporto.
Tomemos o exemplo de Cascais – LPCS, onde o L corresponde à região do globo, o P a Portugal e CS ao Aeródromo.
Há no entanto algumas exceções à estrutura regional do código da ICAO feitas por razões políticas ou administrativas. Por exemplo, à base aérea RAF Mount Pleasant nas Ilhas Falkland é atribuído o código EGxx como se estivesse no Reino Unido. Da mesma forma Saint Pierre e Miquelon controlados pela França, aos aeroportos são atribuídos LFxx como se estivessem na Europa.
As letras I, J e X não são atualmente utilizadas como primeira letra de qualquer identificador ICAO.
O ZZZZ é um código especial usado de forma universal quando nenhum código ICAO existe para o aeroporto ou local e é usado em planos de voo para designar o sítio da descolagem ou aterragem.
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Ora, ao ligar para o ARO, Serviços de Informação Aeronáutica para fazer o seu plano de voo descolado de um qualquer aeroporto ou aeródromo nacional certificado terá a vida facilitada e com boa legibilidade é inequívoco o local de descolagem ou aterragem bastando dizer as letras ICAO correspondentes.
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Já quando se trata de um Campo de Voo ou Heliporto, muitas vezes são-lhe pedidas as coordenadas geográficas, não sendo nada prático, muito menos célere, podendo até levar a graves erros pelo simples engano de um qualquer número das coordenadas.
Apesar de não terem código ICAO atribuído, o Serviço AIS da NAV Portugal atribuiu a cada um desses Campos de Voo ou Heliportos um código similar ao ICAO, composto por duas letras e quatro números, para uso no seu sistema de tratamento de dados.
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Trazemos-lhe aqui a designação dos Campos de Voo e Heliportos abrangidos por esta codificação em Portugal que, apesar de não poderem constar no preenchimento do Plano de voo nos campos 13 e 16, poderão servir de referência quando forem transmitir ao telefone o vosso local de descolagem ou aterragem. No plano de voo eletrónico, transmitido através da ferramenta “FPL & Briefing” em, serviço disponibilizado pela NAV Portugal, esta funcionalidade torna-se ainda mais amiga do utilizador uma vez que, se for utilizado o mecanismo de busca (lupa) no preenchimento dos campos 13 e 16 e feita a busca por LP00, o sistema disponibilizará esta mesma lista onde o utilizador só necessita escolher o seu AD ou HP e o sistema colocará automaticamente o código ZZZZ e na campo 18, colocará devidamente o nome do Campo de Voo ou Heliporto pretendido, bem como as respetivas coordenadas geográficas.
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Identificação |
Nome |
Latitude |
Longitude |
LP0031 |
GUIMARAES HOSPITAL |
412635.2168N |
0081823.8205W |
LP0032 |
LAMEGO HOSPITAL |
410616.3242N |
0074843.4982W |
LP0034 |
LISBOA HOSPITAL SAO FRANCISCO XAVIER |
384231.4473N |
0091312.1166W |
LP0035 |
SANTAREM HOSPITAL |
391430.5596N |
0084151.1273W |
LP0039 |
LAGOS HELIPORT |
370714.8N |
0084035.4W |
LP0040 |
MONCHIQUE HELIPORT |
371912.4N |
0083307.9W |
LP0041 |
TORRES VEDRAS HELIPORT |
390520.6N |
0091547.4W |
LP0043 |
PERNES HELIPORT |
392234.2N |
0083941.6W |
LP0048 |
ALQUEIDAO ULM |
390403N |
0084822W |
LP0049 |
ATOUGUIA DA BALEIA ULM |
392053N |
0091912W |
LP0050 |
AZAMBUJA ULM |
390333N |
0084935W |
LP0051 |
BEJA ULM |
380337N |
0075239W |
LP0052 |
BENAVENTE ULM |
385448N |
0084709W |
LP0053 |
CABECEIRAS DE BASTO ULM |
413319N |
0075916W |
LP0054 |
CAMPINHO ULM |
382133N |
0072757W |
LP0055 |
CERVAL ULM |
415830N |
0084024W |
LP0057 |
HERDADE DA LAMEIRA ULM |
391640N |
0074621W |
LP0058 |
HERDADE DA ZAMBUJEIRA ULM |
374015N |
0080726W |
LP0059 |
LAGOS ULM |
370719N |
0084044W |
LP0061 |
PALMA ULM |
383053N |
0083434W |
LP0062 |
SAO MIGUEL DE LAUNDOS ULM |
412655N |
0084231W |
LP0063 |
TOJEIRA ULM |
385300N |
0092539W |
LP0064 |
VALDONAS ULM |
393527N |
0082217W |
LP0068 |
HERDADE DO PONTAL – PEGOES ULM |
384241N |
0083636W |
LP0069 |
CASALINHO – POMBAL ULM |
395311N |
0083856W |
LP0065 |
AGUIAR DA BEIRA HELIPORT |
404903N |
0073211W |
LP0066 |
CABECO DA VACA ULM |
402040N |
0065848W |
LP0075 |
LEZIRIAS ULM |
385408.5N |
0085613.4W |
LP0076 |
CASARAO ULM |
403257.1N |
0082421.6W |
LP0078 |
ALENTEJO AIR PARK ULM |
372755.90N |
0084414.21W |
LP0079 |
FAIAS ULM |
384116N |
0084442W |
LP0071 |
VALADAS ULM |
394055N |
0081511W |
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Como nota final, referir que poderão igualmente utilizar estes códigos no mecanismo de busca para pedir o briefing de NOTAM do Campo de Voo ou Heliporto pretendido no FPL & Briefing conforme endereço AQUI disponibilizado.
O CAVOK.pt agradece a preciosa colaboração de JD.
Bons voos!!
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José Rocha. 08 de Novembro de 2016.