FAIAS – Nova Pista UL

Tal como noticiámos aquando da nova Emenda ao Manual VFR 027/2016, nasceu uma nova Pista para utilização da aviação ultraleve.

FAIAS, localizada na localidade de Faias perto da Nacional 4, a meio caminho entre a cidade do Montijo e Pegões, cerca de 19 Km a És-Sudeste da cidade do Montijo

A pista de solo compactado tem o comprimento de 270m e largura de 20m e orientação 04 / 22.

Esperamos em breve dispor de fotografias aéreas que possam ajudar os aviadores à localização por ar desta pista e aguardamos igualmente que nos façam chegar outros dados de lazer e serviços que possam ajudar a complementar a informação constante no Manual VFR.

[spacer height=”20px”]

Chamamos a atenção uma vez mais a atenção que apesar de não vir referenciado no Manual VFR e dada a sua localização estar inserida dentro da MCTR do Montijo – LP-R26A, com Espaço Aéreo Restrito de classe Delta, a ida para esta pista carece do preenchimento prévio do Plano de Voo. Implica igualmente ter comunicações bilaterais de modo a que possa estabelecer contacto com a Torre do Montijo em 134.100Mhz ou caso contacto negativo, com Lisboa Informação / Militar em 123.750Mhz.

Para descolagem da Pista de Faias deverão submeter um Plano de Voo antes da descolagem com uma antecedência mínima de 30 minutos para que o Plano de voo possa chegar aos Serviços de tráfego Aéreo do Montijo e coordenar a saída previamente antes de descolar ainda no chão, seja na frequência da Torre do Montijo em 134.100Mh, seja com Lisboa Informação / Militar em 123.750Mh, seja ainda por telefone com o ARO de LPMT.

Deverá possuir igualmente Transponder Modo C operativo, introduzindo imediatamente após descolagem ou antes de entrar na área LP-R26A, MCTR do Montijo o código previamente atribuído.

[spacer height=”20px”]

A utilização de FAIAS requer pedido antecipado com 12 horas de antecedência ao seu responsável de pista.

[spacer height=”20px”]

Consulte AQUI os dados da Pista de FAIAS no CAVOK.pt.

[spacer height=”20px”]

Poderá ver aqui as notícias do Aero Clube FAIAS.

Desejamos bons voos e cuidada pilotagem.

[spacer height=”20px”]

José Rocha. 20 Agosto 2016. Actualizado 15 de Outubro de 2016.