Emenda ao Manual VFR – 027/2016

Com efetividade a 19 de Agosto de 2016 vai ser adicionada uma nova emenda ao Manual VFR à qual sugerimos uma leitura atenta para que possa inteirar-se das alterações nas várias áreas e cuja sinalética de alteração recordamos aqui, é uma barra ou risco mais ou menos comprida na lateral da folha junto da alteração a ter em conta.

P60105-014153Por razões que desconhecemos e apesar de entrar em vigor já dia 19 de Agosto a emenda não está à data deste artigo ainda disponível no Portal na NAV Portugal EPE. Registamos no entanto aqui as alterações mais significativas para o voo VFR da aviação ligeira e ultraleve.

Para fazer o download da EMENDA 027/2016 CARREGUE AQUI.

Regras e Procedimentos.

Houve um reajustamento dos fluxos do tráfego VFR dentro da CTR e TMA de Lisboa, ou seja, nos Túneis de e para Cascais, nomeadamente nas altitudes e designação dos Túneis e também no procedimentos de comunicações. Assim, por exemplo:

-quem tenha intenções de fazer a rota de Cascais para Brejos da Carregueira – Carvalhal irá preencher no seu plano de Voo que irá executar o TUNNEL SOUTHEAST – TSE e tomar o Túnel na Cova do Vapor, monitorizando Lisboa APP em 119.100Mhz mantendo as respectivas altitudes durante a rota;

-quem tenha intenções de fazer a rota de Cascais para Venda Nova DAM irá preencher no seu plano de Voo que irá executar o TUNNEL EAST – TE e tomar o Túnel na Cova do Vapor, monitorizando Lisboa APP em 119.100Mhz mantendo as respectivas altitudes durante a rota;

-quem tenha intenções de fazer a rota de Cascais  para Espichel irá preencher no seu plano de Voo que irá executar o TUNNEL SOUTH – TS e tomar o Túnel na Cova do Vapor, monitorizando Lisboa APP em 119.100Mhz mantendo as respectivas altitudes durante a rota.

Em sentido contrário:

-quem tenha intenções de fazer a rota de Venda Nova Dam para Cascais irá preencher no seu plano de Voo que irá executar o TUNNEL WEST – TW e tomar o Túnel na Venda Nova Dam até ao Farol do Bugio e MONITORIZAR Lisboa APP em 119.100Mhz mantendo as respectivas altitudes durante a rota;

-quem tenha intenções de fazer a rota de Brejos da Carregueira – Carvalhal para Cascais irá preencher no seu plano de Voo que irá executar o TUNNEL NORTHWEST – TNW e tomar o Túnel nos Brejos da Carregueira – Carvalhal até ao Farol do Bugio e MONITORIZAR Lisboa APP em 119.100Mhz mantendo as respectivas altitudes durante a rota.

Deve ter sempre presente em preencher e submeter o Plano de Voo, monitorizar Lisboa APP à entrada dos Túneis e à Saida no Farol do Bugio, Torre de Cascais em 120.300Mhz, em Venda Nova Dam ou Brejos da Carregueira, Lisboa Informação/Militar em 123.750Mhz.

Houve igualmente uns reajustamentos nos Túneis na TMA de Faro e TMA do Porto sendo que aqui deverão ter comunicações bilaterais com os respectivos Orgãos de Controlo.

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Na pagina 8-32 desta secção existe um erro onde se lê Tunnel South – TN (Northbound) deve ler-se Tunnel North -TN (Northbound) e ainda a Rota do Tunnel South – TS (Southbound) está contrária/inversa apesar dos rumos serem os corretos ou seja deve ler-se Cova do Vapor X Fonte da Telha X Lagoa de Albufeira X Espichel tal como é mostrado no mapa.

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Index de Pistas UL

Houve o acrescento da PISTA ULM de FAIAS localizada na MCTR do MONTIJO – LPMT, a 19km NÃO a WEST como diz a emenda mas a És-Sudeste da cidade do Montijo, tendo as Pistas 04 / 22. Chamamos a particular atenção que apesar de não vir referenciado no Manual VFR e dada a sua localização estar inserida dentro da MCTR do Montijo – LP-R26A, a ida para ou descolagem desta Pista carece do preenchimento prévio do Plano de Voo. Terá que sempre implicar ter comunicações bilaterais de modo a que possam estabelecer contacto com a Torre do Montijo em 134.100Mhz ou em caso  de contacto negativo, com Lisboa Informação / Militar em 123.750Mhz. Deverá possuir igualmente Transponder Modo C introduzindo imediatamente após descolagem o código 7000.

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Houve ainda nesta secção dos Aeródromos, Heliportos e Pistas UL ajustes vários mas menores sempre sinalizados com a barra lateral nas respectivas páginas.

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Foi acrescentada uma nova secção, a SECÇÃO 21

ATIVIDADES AÉREAS DESPORTIVAS E RECREATIVAS

Nesta secção foram criados e designados os blocos de espaço aéreo que antes existiam como suplementos, onde vêm descritas as actividades de planadores, paraquedismo e acrobacia e onde se podem observar as características destes blocos de espaço aéreo e as obrigações dos seus operadores.

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O cavok.pt continua a registar com desagrado o facto de frequências atribuídas pela ANACOM a Escolas e ou Pistas UL não constarem nesta emenda ou até no próprio Manual VFR sendo portanto legítimas e legais. Exemplos como Azambuja, Valdonas, Benavente e outras Pistas UL, onde poderá haver o perigo de haver duas aeronaves no mesmo espaço aéreo (tráfego local em circuito e ou tráfego confluente) em frequências distintas (uma na frequência local, outra na frequência safetycom 122.500Mhz).

Adicionalmente poderá ainda casos como o Aeródromo de Seia ou o Aeródromo de Castelo Branco em que aí pode haver a evoluir aeronaves de combate a incêndios, da protecção civil ou emergência médica, utilizando uma frequência e que não consta nas comunicações do MVFR da página do aeródromo como possibilidade de contacto ou pelo menos como chamada de atenção, existindo aqui uma vez mais o perigo real e eminente de haver duas aeronaves num espaço aéreo confluente em duas frequências diferentes.

Alertamos ainda a particularidade do Campo  de Voo do Alqueidão (122.500Mhz oficial Safetycom) e do Campo de Voo da Azambuja (129.8500Mhz) que agora possuem frequências distintas, estando separados cerca de 1 a 2nm, constituindo assim um perigo para as aeronaves a evoluir nos circuitos distintos.

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José Rocha. Actualizado 06:00 UTC 17 de Junho de 2016