Violações de espaço aéreo…

Já experimentou?! Pois, devia…

Há algumas experiências que nenhum piloto deveria deixar de experimentar…algumas que deveriam fazer parte do checklist de todo o piloto….PLANEAMENTO DA ROTA!!!!

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Claro, não falo consigo!!!!! Falo com todos aqueles que apesar de tanta informação, de tanta forma de obter a informação, de tanto meio para obter essa informação ainda descolam para fazer “uma volta no quintal” e nem a pagina da NAV E.P.E. consultam para se inteirarem do espaço aéreo.

O facto de se voar em espaço aéreo Golf, onde “toda a liberdade” existe para voar, não significa que não possa haver actividades que surjam no âmbito particular ou institucional emanadas por NOTAM ou que as áreas militares que até existem e estão bem assinaladas não possam estar activas.

Vamos pensar assim…”aquelas áreas TRA’s ou Deltas que existem espalhadas pelo País, estão 24 horas por dia activas”, mas como os militares apenas as utilizam em períodos específicos então elas SÃO TEMPORÁRIAMENTE DESACTIVADAS para conforto e fluidez do tráfego aéreo geral. Faz sentido?! Não?! Pois, mas é assim que “a coisa” funciona se analizar bem o AIP de PORTUGAL!!!

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Claro que não estou a falar consigo, porque cada vez que pretende voar de A para B vai ao site da NAV E.P.E. ou ao CAVOK.pt e consulta a informação aeronáutica e analisa se existem condicionantes, restrições de espaço aéreo e assim decide passar por C antes de ir até B. Muito bem e o Controlo de Tráfego Aéreo ou Lisboa Militar agradecem!!!

O que me pergunto é, como é que há pilotos que não faz parte do seu checklist CONSULTAR NOTAM’s?!?!?!!

Ah mas este tipo é parvo e não sabe o que está a falar porque eu até vou ver os NOTAM”….pois, mas não é consigo que estou a falar caro amigo, é com aqueles que querem ir para um aeródromo que fica no coração de uma área activa por NOTAM e que quando lhe é perguntado se tem conhecimento do NOTAM, alega desconhecimento e para aqueles que insistem em ir de A para B tendo pelo meio uma área activa com intensa actividade aérea e também para aqueles que apesar de divulgado desconhecem que existe um EXERCÍCIO AÉREO em curso durante duas semanas!!!! Sendo voo de lazer, ou até de instrução a pergunta que faço é “ havia necessidade de hoje e aquela hora ir para aquele aeródromo?! Ou cruzar aquela área activa com actividade militar?! Não podia esperar que a actividade terminasse?! ou em vez de ir para A fosse para B?!

áereas.bmpEu quero acreditar que cada vez que vai para o ar para além dos checklist da aeronave, vai verificar a meteorologia do destino e que até telefonou ao proprietário da pista a dizer que lá ia almoçar mas, hoje com os meios que há de computadores, de smartphones, de IPhones e tanto GPS interactivo acredito que também consulta o Homebriefing, ou o SITE DA NAV E.P.E. ou o CAVOK.pt e vê se tem algum NOTAM pelo meio. Já nem falo em submeter o Plano de Voo pois então tem ADICIONALMENTE um par de olhos que o ajuda a EVITAR a tal ÁREA recomendando-lhe rumos para o ajudar, mas “o trabalho de casa” tem de ser seu.

Faça pois um favor a si próprio…não!!! não é consigo claro, é apenas para os mais distraídos e que “nunca tinham pensado nisto”…consulte os sites e EVITE VIOLAÇÕES DE ESPAÇO AÉREO e assim evita reportes para o ANAC mas acima de tudo VOA COM SEGURANÇA.

Adopte uma atitude SEGURA e PROACTIVA.

Se precisar de ajuda nalgum esclarecimento, teremos muito gosto em o ajudar. Se não soubermos, vamos à procura 🙂

Bons e seguros voos amigos!!!…ah e desculpem qualquer coisinha!!…

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José Rocha. 22 Junho 2016

Nota: Este artigo contem propositadamente links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web par consultar OBRIGATÓRIAMENTE!!! 🙂