Violações de espaço aéreo…

Já experimentou?! Pois, devia…

Há algumas experiências que nenhum piloto deveria deixar de experimentar…algumas que deveriam fazer parte do checklist de todo o piloto….PLANEAMENTO DA ROTA!!!!

Claro, não falo consigo!!!!! Falo com todos aqueles que apesar de tanta informação, de tanta forma de obter a informação, de tanto meio para obter essa informação ainda descolam para fazer “uma volta no quintal” e nem a pagina da NAV E.P.E. consultam para se inteirarem do espaço aéreo.

O facto de se voar em espaço aéreo Golf, onde “toda a liberdade” existe para voar, não significa que não possa haver actividades que surjam no âmbito particular ou institucional emanadas por NOTAM ou que as áreas militares que até existem e estão bem assinaladas não possam estar activas.

Vamos pensar assim…”aquelas áreas TRA’s ou Deltas que existem espalhadas pelo País, estão 24 horas por dia activas”, mas como os militares apenas as utilizam em períodos específicos então elas SÃO TEMPORÁRIAMENTE DESACTIVADAS para conforto e fluidez do tráfego aéreo geral. Faz sentido?! Não?! Pois, mas é assim que “a coisa” funciona se analizar bem o AIP de PORTUGAL!!!

Claro que não estou a falar consigo, porque cada vez que pretende voar de A para B vai ao site da NAV E.P.E. ou ao CAVOK.pt e consulta a informação aeronáutica e analisa se existem condicionantes, restrições de espaço aéreo e assim decide passar por C antes de ir até B. Muito bem e o Controlo de Tráfego Aéreo ou Lisboa Militar agradecem!!!

O que me pergunto é, como é que há pilotos que não faz parte do seu checklist CONSULTAR NOTAM’s?!?!?!!

Ah mas este tipo é parvo e não sabe o que está a falar porque eu até vou ver os NOTAM”….pois, mas não é consigo que estou a falar caro amigo, é com aqueles que querem ir para um aeródromo que fica no coração de uma área activa por NOTAM e que quando lhe é perguntado se tem conhecimento do NOTAM, alega desconhecimento e para aqueles que insistem em ir de A para B tendo pelo meio uma área activa com intensa actividade aérea e também para aqueles que apesar de divulgado desconhecem que existe um EXERCÍCIO AÉREO em curso durante duas semanas!!!! Sendo voo de lazer, ou até de instrução a pergunta que faço é “ havia necessidade de hoje e aquela hora ir para aquele aeródromo?! Ou cruzar aquela área activa com actividade militar?! Não podia esperar que a actividade terminasse?! ou em vez de ir para A fosse para B?!

áereas.bmpEu quero acreditar que cada vez que vai para o ar para além dos checklist da aeronave, vai verificar a meteorologia do destino e que até telefonou ao proprietário da pista a dizer que lá ia almoçar mas, hoje com os meios que há de computadores, de smartphones, de IPhones e tanto GPS interactivo acredito que também consulta o Homebriefing, ou o SITE DA NAV E.P.E. ou o CAVOK.pt e vê se tem algum NOTAM pelo meio. Já nem falo em submeter o Plano de Voo pois então tem ADICIONALMENTE um par de olhos que o ajuda a EVITAR a tal ÁREA recomendando-lhe rumos para o ajudar, mas “o trabalho de casa” tem de ser seu.

Faça pois um favor a si próprio…não!!! não é consigo claro, é apenas para os mais distraídos e que “nunca tinham pensado nisto”…consulte os sites e EVITE VIOLAÇÕES DE ESPAÇO AÉREO e assim evita reportes para o ANAC mas acima de tudo VOA COM SEGURANÇA.

Adopte uma atitude SEGURA e PROACTIVA.

Se precisar de ajuda nalgum esclarecimento, teremos muito gosto em o ajudar. Se não soubermos, vamos à procura 🙂

Bons e seguros voos amigos!!!…ah e desculpem qualquer coisinha!!…

José Rocha. 22 Junho 2016

Nota: Este artigo contem propositadamente links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web par consultar OBRIGATÓRIAMENTE!!! 🙂

5 comments

  • José Monteiro

    …estimado Amigo José Rocha, obrigado, nunca é demais espicaçar as nossas consciências, pois na realidade todos, ou quase todos alguma vez já prevaricámos nesses procedimentos, por negligencia ou ignorância, e com a vossa dedicação e empenho na pagina CAVOK.PT estou certo que têm vindo a contribuir grandemente para nós, a comunidade de aviadores de lazer sobretudo, ir procurando alcançar mais rigor nos procedimentos,
    Muito Obrigado.

    “…e se algum dos leitores desta pagina tiver telhado de vidro então que atire a pedra para o ar….”

    …..água mole em pedra dura tanto bate até que fura…..

  • José Monteiro

    ..eu sabia que não iria haver nenhum apedrejamento publico…., a espessura do vidro será diferente mas todos temos telhados de….

    …nunca é demais voltar a agradecer a toda a equipa que contribui para esta página.

    Bem Hajam.

  • jose Nunes

    Olhando para a carta publicada com os espaços aéros reservados pelos militares, dá vontade de perguntar: vejam lá, precisam de mais espaço aéreo? Sempre há a Espanha a leste e o Oceano Atlântico até às Malvinas. Bom, isto é tendo o país meio dúzia de caças e meia dúzia de helis e aviões de transporte… Estarão eles a preparar a invasão do Mónaco ou S. Marino?

  • Nuno Rebelo

    Caro José Rocha!!! Muito bem escrito!! Mas afinal… e como vem também muito bem descrito… isto não se aplica a nenhum de nós que “andamos de avionetas”!!

    Um grande abraço

  • Enrique Alvarez

    Traducción para mis compatriotas Españoles, que son muy despistados.

    ¿Has probado? Pues, deberías…

    Hay algunas experiencias que ningún piloto debería dejar de experimentar… algunas que deberían formar parte del checklist de todo el piloto … .PLANEAR LA RUTA !!!!
    ¡Claro, no hablo contigo !!!!! Hablo con todos aquellos que a pesar de tanta información, de tanta forma de obtener la información, de tanto medio para obtener esa información todavía despegan para hacer “un vuelito de palomar” y ni la página de la NAV E.P.E. Consultan para enterarse del espacio aéreo.
    El hecho de volar en espacio aéreo Golf, donde “toda la libertad” existe para volar, no significa que no pueda haber actividades que surjan en el ámbito particular o institucional emanadas por NOTAM o que las áreas militares que hasta existen y están bien señaladas no Pueden estar activas.
    Vamos a pensar así … “esas áreas TRA’s o Deltas que existen repartidas por el país, están las 24 horas del día activas”, pero como los militares sólo las utilizan en periodos específicos entonces ellas SON TEMPORALMENTE DESACTIVADAS para comodidad y fluidez del tráfico aéreo general. ¡Tiene sentido! ¿No ?! Pues, pero es así que “como la cosa” funciona si analiza bien el AIP de PORTUGAL !!!
    Por supuesto que no estoy hablando con usted, porque cada vez que quiere volar de A a B va al sitio web de NAV E.P.E. o al CAVOK.com y consulta la información aeronáutica y analiza si hay condicionantes, restricciones de espacio aéreo y así decide pasar por C antes de ir hasta B. Muy bien y el Control de Tráfico Aéreo o Lisboa Militar te lo agradece !!!
    Lo que me pregunto es, ¿cómo hay pilotos que no forma parte de su checklist CONSULTAR NOTAM’s?!?!? !! !!
    “Ah, pero este tipo es tonto y no sabe lo que está hablando porque hasta voy a ver los NOTAM” …., Pero no es lo que estoy hablando amigo, es con aquellos que quieren ir a un aeródromo que queda en el corazón de un área activa por NOTAM y que cuando se le pregunta si tiene conocimiento del NOTAM, alega desconocimiento y para aquellos que insisten en ir de A a B teniendo por el medio un área activa con intensa actividad aérea y también para aquellos que a pesar de lo divulgado desconocen que existe un EJERCICIO AÉREO en curso durante dos semanas !!!! Siendo vuelo de ocio, o incluso de instrucción la pregunta que hago es “¿había necesidad de hoy y a esa hora ir para aquel aeródromo ?! O cruzar aquella zona activa con actividad militar ?! ¿No podía esperar que la actividad terminara? O en lugar de ir a A fuera a B ?! ”
    Y no hay que olvidar que cada vez que va al aire más allá de los checklist de la aeronave, va a verificar la meteorología del destino y que incluso llamó al dueño de la pista para decir que iba a almorzar pero, hoy con los medios que hay de ordenadores De smartphones, de IPhones y tanto GPS interactivo creo que también debe consultar el Homebriefing, o el SITE DE NAV EPE O el CAVOK.com y ve si hay algún NOTAM por el medio. Ya no hablo de someterse a un Plan de Vuelo pues entonces tiene ADICIONALMENTE un par de ojos que le ayuda a EVITAR a tal ÁREA recomendándole rumbos para ayudarle, pero “el trabajo de casa” tiene que ser suyo.

    ¿Por qué no? No es claro, es sólo para los más distraídos y que “nunca habían pensado en esto” … consulte los sitios y EVITE VIOLACIONES DE ESPACIO AÉREO y así evita reportes para el ANAC pero sobre todo VUELA CON SEGURIDAD.
    Adopte una actitud SEGURA y PROACTIVA.
    Si necesitas ayuda en alguna aclaración, tendremos mucho gusto en ayudarte. Si no lo sabemos, vamos a encontrar la respuesta.
    ¡Buenos y seguros vuelos amigos !!! … ah y disculpen cualquier cosa !! …
    José Rocha. 22 junio 2016
    Nota: Este artículo contiene intencionadamente enlaces embebidos en palabras o frases en negrita, que reenvían a otros sitios web por consultar OBLIGATORIAMENTE

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *