cavok.pt no Fórum Segurança APAU

O cavok.pt esteve presente no Fórum de Segurança APAU 2016 que se realizou no Depósito Geral de Material da Força Aérea em Alverca do Ribatejo.

Como é tradição a este Fórum anual organizado pela Associação Portuguesa Aviação Ultraleve, APAU é-lhe associado um Fly-In que por ser este ano numa Base Aérea era grande a expectativa. No entanto a semana revelou-se chuvosa e com condições adversas, obrigando a APAU por questões de segurança a anular o Fly-In, revertendo a participação de todos os aviadores e seus convidados por terra.

Ainda assim estiveram presentes mais de 100 participantes que recebidos pela chuva intensa que se fazia cair, tiveram um dia em cheio de apresentações.

CAVOK_LM_Nome do arquivo-290

A manhã foi essencialmente ocupada pela apresentação do Eng Vitor Rosa do ANAC onde foram esmiuçadas as alterações que Portugal em conjunto com os representantes dos outros países da União Europeia estão, junto da EASA, a elaborar no âmbito da Anexo 2 para reger a aviação Ultraleve europeia. Quase duas horas de intervenção onde houve ainda lugar a muitas questões que foram colocadas pelos presentes e esclarecidas por este representante do ANAC ligadas ao assunto mas também a outras preocupações na acção da Autoridade relativas a Certificados de Voo e Licenças.

CAVOK_LM_Nome do arquivo-292

Pelo GPIAA na curta intervenção do Dr. Álvaro Neves dado o adiantar da hora abordou algumas questões que preocupam o Gabinete neste inicio de temporada de voo e salientou por um lado a estreita colaboração que a APAU e GPIAA têm cultivado dando a esta aviação dignidade e uma cultura de segurança que se quer pró-activa junto da comunidade, por outro a um assistir na mudança de atitude por parte dos pilotos no encarar destas matérias.

Foi depois servido o almoço seguindo-se o “cantar de parabéns” ao Aero Clube de Alverca do Ribatejo mais conhecido pelo ACAR, que comemorou mais um aniversário que o Dr João Inácio muito agradeceu aos presentes. O ACAR ressurge agora, com o apoio da APAU, depois de alguns anos estar adormecido na sua actividade.

CAVOK_LM_Nome do arquivo-288

A tarde de trabalhos iniciou-se com a apresentação da Stingray Avionics uma empresa portuguesa pioneira que pretende generalizar a implementação da informação meteorológica nos aeródromos e campos de voo nacionais com excelentes particularidades das quais destacamos para além de um METAR de hora a hora, informação vídeo em real time live stream, ou seja qualquer piloto poderá a qualquer altura no seu tablet ou smart ou computador, observar as condições que estão no aeródromo/pista pela imagem vídeo complementadas pela informação meteorológica.

SMS, ou Safety Management System aplicados às escola de voo foi a temática seguinte com o responsável pela escola mais antiga e tradicional do país, a GAir Trainning Center, ex-Aerocondor, José Coelho a imprimir um conceito que para além de obrigatório pela EASA é aplicado como doutrina nesta escola baseada em Ponte de Sôr para a eliminação de acidentes, bem como ao controlo dos riscos que levam aos acidentes por forma a ser aceitáveis e mitigados. Factores humanos e organizacionais e todo o processo que conduz à normalização e cultura justa.

P60507-160327

Por ultimo assistiu-se à apresentação da Força Aérea Portuguesa pelo Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes da Força Aérea Portuguesa onde o saber e a experiência dos seus elementos veio ao de cima. Foram de uma forma explicita e exaustiva dissecados os Factores Humanos que contribuem para o risco de acidentes, o erro e as diversas formas de o mitigar. Foram duas horas em jeito de formação dadas pela Major Sandra Arvelos e Coronel Jorge Amorim onde o programa que se comprometeram em cumprir foi de facto intenso e mostrou porquê a Força Aérea Portuguesa é líder na excelência da formação dos seus aviadores e em todo o processo que conduz a terem uma atitude proactiva e níveis altos de Segurança Aérea.

A inovadora equação L, equação da Longevidade onde vários vários são analisados e ponderados em nome da vida do Aviador, o erro humano e a sua gestão aplicado à aviação bilugar, ao local de trabalho, à interação entre as condições sob influências ambientais, regras, factores técnicos e humanos, combinadas para o voo chegar ao seu destino com segurança e risco mínimo de acidentes, tiveram nesta tarde uma abordagem técnica dinâmica e nuclear.

P60507-160430

Foi de facto uma tarde cheia de cultura de Segurança Aeronáutica.

A Organização APAU liderada pelo Presidente Paulo Cunha está de parabéns por este Fórum sem qualquer encargo para os presentes e que apesar das condições meteorológicas mostrou muito bem a presença no contexto da Aeronáutica Nacional trazendo a si sócios, aviadores aeroclubes ou apenas pessoas interessadas que vieram dos mais diversos pontos distantes do País como o Cerval, Vilar de Luz, Lagos, Viseu até À Base Aérea de Alverca por terra, acreditando que a Segurança Aérea vale de facto a pena ser discutida e divulgada.

Estiveram igualmente presentes entre outros, o representante do Chefe de Estado Maior da Força Aérea, Coronel António Temporão, Presidente da Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, Alberto Mesquita, bem como o presidente da Junta de Freguesia de Alverca do Ribatejo, Afonso Costa, entre muito outros ilustres convidados.

Excelente recepção por parte dos militares da Força Aérea cujo Comandante do DGMFA, Coronel José Sousa fez questão de bem receber, sendo organizados e exímios nos pormenores da toda a logística.

APRESENTAÇÃO SMS, por José Coelho, GAir Traning Center

APRESENTAÇÃO Equação L, por Coronel Amorim, IGFA, Força Aérea Portuguesa

APRESENTAÇÃO Erro e sua gestão, por Major Sandra Arvelos, IGFA, Força Aérea Portuguesa

José Rocha. 08 Maio de 2016.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.

2 comments

  • João Pedro Baptista

    Bem ajam! Parabéns rochinha! Continuem! E até para o ano!

    Obrigado base de alverca

    Grande abraço

    Jp Baptista

  • Carlos Silva

    venho por este meio agradecer, todo o esclarecimento que este fórum prestou á comunidade ultraleve.
    Sem duvida que certas matérias, quando explicadas por profissionais competentes só podemos sair todos a ganhar.
    espero que se repitam mais vezes fóruns deste tipo.
    comprimento todos pilotos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *