Revista do Ar Nº1 – Palavras de abertura

P60417-091336

O cavok.pt com a gentil autorização do Aero Club de Portugal propõem-se a semanalmente, na medida do possível, reviver artigos da Revista do Ar que ache de interesse, desde o Número 1 até à actualidade, tentando imprimir uma cronológica sequencial.

Obriga-se a publicar na integra não só o artigo e a imagem que lhe deu origem mas também a referência à revista.

Procuramos assim dar voz à história de uma revista que é em si mesma a História da Aviação Portuguesa.

PALAVRAS DE ABERTURA

A falta duma publicação regular, destinada à propaganda e divulgação da Aeronáutica em Portugal, têm-na sentido todos aqueles que, directa ou indirectamente, estão ligados à sua existência no nosso País.

Algumas tentativas se fizeram já entre nós, no sentido de ser preenchida essa lacuna. Essas iniciativas, dignas de todo o apoio, tiveram infelizmente uma vida efémera, dado o reduzido interesse que as coisas de Aviação nos têm merecido.

O ambiente actual, porém, é muito diferente. A Aviação, que até há pouco tempo, para os portugueses, era apanágio dos loucos, como então se alcunhava quem tinha a ousadia de disputar às aves o céu lusitano, até aí sua exclusiva pertença, tornou-se hoje o mais dilecto sonho de todo o moço português.

Era pois natural, que tentássemos mais uma vez no sentido de que Portugal tivesse também a sua revista de Aeronáutica.

Amado da Cunha, Major de Aeronáutica in Revista Do Ar, Número 1, Outubro de 1937

P60416-101419

REVISTA DO AR

Publicação Portuguesa De Aviação E Defesa Aérea

Propriedade do Aero Club de Portugal – Número 1 Ano 1 – Outubro de 1937

Director Francisco Barão da Cunha

Publicado com autorização do Aero Club de Portugal para a cavok.pt . Composição José Rocha. Imagens Revista do Ar, pertença do espólio de Manuel Vicente Barreiros gentilmente doado ao ParaClube de Santarém.

Nota: Este artigo contem links embebidos em palavras ou frases a bold, que reencaminham para outros sítios da web de interesse para o assunto do artigo.

 

2 comments

  • Duarte Fernandes Pinto

    Um primeiro ano glorioso para a Revista do Ar. Ilustrada com uma capa de Almada Negreiros, “inspirada no Orpheu”, que permaneceu nos 12 primeiros números (Out 1937 -> Set 1938). Tenho o privilégio de possuir essas primeiras 12 magníficas edições …
    Dediquei em 2010 um post no meu blogue “A Terceira Dimensão” a esta “Instituição”. Basta clicar na Tag “Revista do Ar” …

    • CAVOK.pt

      Obrigado caro Duarte.
      A Revista do Ar, apesar de ter reiniciado a sua publicação e ter colocado à venda os números 626/627 do ano 77, merece bem ser relembrada pois existem números e artigos que contextualizados, deveriam não só serem lembrados mas também continuarem a ser referência do piloto, pela História e pelo ensinamento que transmitem.
      Vamos a isso. Vamos trabalhar nesse sentido e com certeza teremos todo o apoio do Aero Club de Portugal, essa grande instituição…assim haja tempo :-).
      Obrigado pela observação amigo Duarte.

      José Rocha, cavok.pt

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *