Safety 2016 – Seminários

cavok.pt

Safety em força no início de  2016

A Segurança Aeronáutica em Portugal não poderia começar da melhor forma este ano de 2016.

O cavok.pt esteve presente e assistiu neste mês de Janeiro a dois seminários que, apesar de distintos e organizados por instituições diferentes, se complementam e são sem dúvida  uma mais valia para a Safety e para todos aqueles que neles participaram.

As temáticas abordadas foram variadas e, transversais que são a toda a aviação seja comercial seja de lazer, foram de excelência e no final, em conversa de corredor, as palavras foram no sentido da continuação da promoção deste tipo de eventos, utilidade na prevenção de acidentes, qualidade dos palestrantes em suma uma valia para a comunidade aeronáutica.

O entendimento e o apadrinhamento do regulador e das demais entidades oficiais nestes dois seminários é a prova que se está no caminho certo. Estes dois eventos revelam o entendimento e o esforço que de uma maneira geral os players da aviação fazem na prevenção, conhecimento e divulgação da cultura da SEGURANÇA AÉREA.

Seminário APPLA

20160118-posterAbordando a vertente dos factores humanos, a APPLA, Associação dos Pilotos Portugueses de Linha Aérea, organizou no dia 18 de Janeiro um Seminário que teve como mote “Stress on the flight deck” na sua sede em Lisboa.

A convite do Comandante Miguel Silveira, Presidente da APPLA, o Doutor Andrew Vincent fundador do Nova Vida Recovery Centre, um centro de recuperação no Algarve que esteve no centro das atenções quando um piloto, na sequência do acidente do voo Germanwings 9525 o referenciou pela excelência aquando de uma entrevista para a BBC, abordou a temática da vulnerabilidade da profissão de Piloto de linha aérea ao stress e às consequência que o mesmo pode despoletar como sejam a depressão e em ultima linha o “self medication” ou ainda consumo de substancias que alterem o comportamento ou estabilidade do piloto.

O estigma da saúde mental, o stress motivado pelos mais vários factores quer ambientais, pessoais, profissionais e as suas consequências no âmbito do desempenho foram abordadas na presença de todos, numa sala cheia onde se podiam ver representantes do regulador, profissionais de saúde, o Director do GPIAA, o Presidente da APAU e muitos outros que atentamente bebiam da temática excelentemente apresentada.

“Ask for help or be thankfull when offered”, conselhos e outras ferramentas foram de facto bem vincados pelo Dr. Andrew neste Seminário onde o foco esteve também no álcool como desinibidor socialmente aceite e que poderá em casos de stress e em consequência a depressão ter efeitos catastróficos em termos de performance, pessoais e a uma escala maior em termos de companhia aérea.

A abordagem “peer to peer” e o programa HIMS foram métodos falados que se revelam ser eficazes em termos de sinalização dos primeiros sinais de stress ou depressão antes da actuação dos profissionais de saúde, que poderá ser aplicado em qualquer altura e em qualquer lado.

Parabéns à APPLA pela iniciativa.

Seminário ISEC

painel ISEC

Terminou no dia 19 de Janeiro o ultimo de uma série de seminários que o ISEC levou a cabo nas suas instalações em Lisboa e que não poderiam terminar da melhor maneira.
Neste seminário estiveram os vários players da realidade aeronáutica em Portugal: ANAC, ICAO, EASA, NAV, ANA, TAP, GPIAA, HiFLY, OGMA, Força Aérea Portuguesa, GAirG, APPLA, APAU, APTA, GroundForce, PortWay, Quasar e Instituições educativas como o Instituto Superior Técnico, o Instituto Politécnico de Setúbal, a Universidade Lusófona e claro o anfitrião Instituto Superior de Educação e Ciências.

Depois de uma apresentação e contextualização do Seminário pela Directora do ISEC, Dra Cristina Ventura, seguiram as apresentações da Dra Ana Vasques Directora da GAirG sobre as condições de excelência que o nosso país representa para o ensino em termos Europeus e até mundiais.

Falando do Grupo GAirG com base em Ponte de Sôr evidenciou a qualidade, estrutura de ensino e infra-estruturas que esta escola de aviação tem para oferecer a nível nacional e internacional posicionando-se como Academia de topo em termos Europeus.

Seguiram-se uma mão cheia contributos pelas organizações e entidades acima referidas sobre a importância do aproximar da Industria à Academia e a promoção a todo o nível da Segurança aérea.

ISECApesar de todos os anteriores seminários terem abordado temáticas específicas, este ultimo seminário fechou com chave de Ouro com os testemunhos via Skype do Dr Luis Almeida Director ICAO, e do Dr Luis Cardoso Ribeiro Director EASA em Bruxelas, sobre a importância da estratégia educativa nos vários sector da aviação comercial.

Uma vez mais o carismático Dr. Eurico de Brito moderou e fez a ponte com os diversos palestrantes abordando o Ensino e as relações com a Industria nas suas diversas vertentes.

Em suma, um seminário em que a colaboração entre a Academia/ensino e a Industria é de cultivar e cimentar para uma excelência de profissionais e qualidade de desempenho que Portugal promove.

Foi também oferecido aos presentes o livro “O plano de voo” do Comandante João Moutinho sobre as “turbulências da aviação em Portugal e no mundo”.

José Rocha 

3 comments

  • João Conde

    A FAP não vem mencionada por algum motivo? O militar na foto estava lá apenas para enfeitar? Saudações aeronáuticas.

    • CAVOK.pt

      Obrigado João Conde pelo reparo e peço desculpas à Força Aérea Portuguesa pela omissão.
      Efectivamente a Força Aérea Portuguesa fez-se representar pelo Sr Tenente Diogo Barata que expôs o papel da FAP na dinamica da aviação em Portugal e focou principalmente o papel da Academia da Força Aérea na formação de Pilotos-Aviadores, nos protocolos e intercâmbios que há com o Brasil e outros países relativamente ao tirocínio de Pilotos.

      Marcado ficou o evento que se seguiu ao Seminário, pela homenagem prestada ao Coronel Vitor Brito, presidente da ex-Aerocondor, actual GAirG onde referiu a Força Aérea como tendo um papel preponderante no inicio da aviação civil em Portugal com grande parte dos instrutores desta escola de aviação a terem origem na FAP.

      • João Conde

        Agradeço o reparo e continuação de um excelente trabalho em prol da aviação nacional. Saudações aeronáuticas.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *