ARC -Air Race Training Camp – Ponte de Sôr

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Uma espécie de reportagem – ARC -Air Race Training Camp – Ponte de Sôr

Mais uma vez na estrada, o CAVOK.pt dirigiu-se a convite da GAirG, para o Air Show da Air Race Championship no sábado 16 de Janeiro de 2016, em continuação da notícia publicada no CAVOK.pt.

Como era um dia “aeronauticamente complicado” em Ponte de Sôr, fomos de carro, devidamente acompanhados da fotógrafa Filipa Lindmark, estando um dia frio, absolutamente lindo e sem nuvens.

Como a recepção aos convidados era pelas 15 horas, optámos e bem! por um pequeno desvio para almoço no restaurante, já com 61 anos, o Afonso em Mora que tem uma comida indescritível em termos de qualidade e gosto.

Entrando no tema:

A Air Race Championship caracteriza-se pela realização de competições de corrida aérea, baseada nos conceitos da Reno Air Races que se realizam há mais de 50 anos nos Estados Unidos da América e dos eventos aeronáuticos da Red Bull.

Compõem-se de corridas contra-relógio, em circuito balizado por pylons, no sentido dos ponteiros do relógio, que as aeronaves percorrem recorrendo a algumas manobras acrobáticas.

Estas corridas serão realizadas em zonas de grande beleza paisagística de forma a agradar ao público. Tendo a primeira destas corridas ocorrido em 2014 em Portugal na Baía de Cascais sob a designação de NOS Air Race Championship Cascais.

O circuito é hexagonal, tendo um comprimento de 5 Km, obtendo-se um máximo de 3,5 G a 400kts, definido por pylons com 30 metros de altura.

A corrida desenvolve-se da seguinte forma:

Qualificação dos Pilotos
Qualificação no circuito – Em formação de 4 aeronaves, ganha o mais rápido;
Qualificação Match – Esta prova consiste em 2 pilotos percorrerem simultaneamente em chicane e manobra inversa, um circuito único e paralelo, numa base de um para um. Só haverá um vencedor;
Corrida – Esta prova consiste, em 8 pilotos a voar simultaneamente no circuito oval, tentando obter a maior velocidade e o raio menor, com vista a ser o campeão ARC;
Campeonato – os pontos ganhos em cada corrida, no fim da época serão contabilizados e ganhará aquele que obtiver mais.

Em cada época (anual) a ARC, estabelece um campo de treino para seleccionar e preparar os pilotos candidatos. O objectivo é preparar uma equipa de pilotos devidamente certificada para correr o campeonato desse ano. Este treino teórico e prático é obrigatório para quem deseje participar neste campeonato. Em 2016 o Air Race Training Camp decorre no Aeródromo de Ponte de Sôr.

O ARC tem uma equipa de Pilotos Instrutores que serão os professores e examinadores aos candidatos:

Director de Instrução – Fernando Marinho Pereira
Director de Segurança e Treino Acrobático – John Taylor
Director de Operações e Treino de Corrida – Rick Vadam
Subdirector de Operações e Treino de Corrida – Bob Mills
Treino Acrobático – Vicky Benzing
Treino de Corrida – Michael Paul Steiger
Treino Acrobático – Jessy Panzer

As corridas decorrem em classes de aeronaves de características diferentes:

Classe Extreme
Esta é a classe mais emocionante e mais rápida, obtendo velocidades da ordem dos 400Km/h e 12 G. Nesta classe voam as aeronaves Extra.

Classe Vintage
Esta classe inclui as aeronaves clássicas Yakolev 52, de motor em estrela de 9 cilindros, que voam desde 1976.

Classe Sport
Esta classe introduzida este ano, inclui aeronaves experimentais Van´s, com os modelos RV-4, RV-6, RV-7 e RV-8.

Pace Plane
É uma das aeronaves mais importantes na corrida, é a aeronave líder na formação e permite fazer o controlo de velocidade das restantes aeronaves. É pilotada por um piloto militar certificado acompanhado de um elemento da organização.

Com as características desejadas, foram seleccionadas as seguintes aeronaves:
SOCATA TB 30 Epsilon
ENAER T-35 Pillan
PILATUS PC-21
BEM-314 Super Tocano
KAI KT-1 Woongbi

Chase Plane
Esta aeronave é utilizada para observação e fotografia e foi selecionada o Beechcraft Model 18 ou Twin Beech, construído entre 1937 e 1970.

A Câmara Municipal de Ponte de Sôr e o seu aeródromo, são os anfitriões do primeiro campo de treino do ARC em 2016 que está a ser realizado entre 12 e 19 de Janeiro.

O Aeródromo de Ponte de Sôr, está situado a pouca distancia da cidade propriamente dita e da Barragem de Montargil, como podemos ver em mais detalhe na página CAVOK.pt.
Esta infraestrutura teve um grande desenvolvimento nos últimos anos com a atracção de várias empresas e associações das quais destacamos o Aeroclube de Portugal com a sua actividade de voo à vela, da Escola de pilotos GAirG e de mais algumas empresas ligadas à aviação.
A organização da corrida ARC e a Câmara Municipal de Ponte de Sôr organizaram este air show, onde participámos e que teve a contribuição da Força Aérea Portuguesa com 2 F-16 e 2 Epsilons.

O programa deste dia, era:
15:10 – acreditação dos convidados;
15:30-17.30 – Espectáculo Air Show do ARC;
17:30 Visita às instalações da GAirG;
18:00- 18:30 – Visita às instalações da TAKEVER;
18:30-19:00 – visita ao campo tecnológico.

Chegámos pelas 15h com o convite e dirigimo-nos para a acreditação dos convidados.

Após o registo, fomos encaminhados para alguns autocarros que nos esperavam e que nos transportaram para as instalações da Escola de Pilotos GAIR.
Logo à chegada vimos com agrado, milhares de visitantes que estacionavam os seus carros e em família se dirigiam para os espaços dedicados à população para ver o espectáculo.

Na GAIRG esperava-nos um buffet, que era um banquete, numas instalações excelentes, que caracterizam esta empresa. Instalações novas de grande dimensão e construídas especificamente para o propósito de uma escola para formação de pilotos comerciais.
Uma frota se aeronaves de grandes dimensões e um hangar excepcional em termos de espaço e qualidade.

O programa de actividades, em termo de espectáculo aéreo, entre as 15.30 e as 17.30 para este dia consistia:
Extra 300 – Solo act
YAK-52 – Solo act
2 Pitts Special S2B – Dual act
1 RV / 1 YAK / 1 Extra – Mach Race Demo
2YAKS /3 RV / 1 Extra / Pace Skyleader – Circuit Race Demo
1 Pitts Special S2B – Solo act
2 Epsilon – Dual act
2 Surpresas – F-16 FAP
YAKS /RVs / Extras / Pitts / Pace Skyleader – Mass formation

Apesar deste programa, que parecia de facto de grande nível, o resultado foi um pouco decepcionante, para aqueles que sendo exigentes, estão habituados a espectáculos aéreos com características internacionais.

Faltaram, segundo a nossa perspectiva, o mass formation, o mach Race Demo e o Circuit Race Demo, de acordo com o apresentado no programa o que não nos permitiu observar o comportamento das aeronaves em circuito entre pylons.
Faltou o ritmo de apresentação das aeronaves em voo, o que é uma falha infelizmente comum que desmotiva os espectadores.
Infelizmente também não houve a hipótese de poder observar in loco as aeronaves na placa de forma a poder fotografar e falar com os seus pilotos, antes do festival, o que foi uma pena, dado que são pilotos de competição internacional com grande experiência neste tipo de corridas aéreas.

Conseguimos no entanto, algumas boas fotografias e pequenos vídeos da evolução de algumas das aeronaves que participaram neste evento, que apresentamos na galeria.

Com certeza que devem ter havido alguns problemas, que impediram o normal desenvolvimento do programa das actividades neste dia.

Estas questões, de somenos importância, não desvirtuam em nada, a importância desta iniciativa e nomeadamente o sucesso obtido no NOS Air Race Championship Cascais 2014.

Pensamos que o ARC é um projecto de enorme interesse no nosso panorama aeronáutico português e esta ideia e conceito de origem, segundo percebemos portuguesa, de acordo com a interessante entrevista ao Comandante Nuno Molarinho (CEO da ARC) que tivemos acesso no canal youtube da Associação Nova Culturada CMPS é um bom exemplo das capacidades que o País tem, em gerar projectos aeronáuticos desportivos de grande importância na divulgação aeronáutica internacional.

Aguardemos com muita atenção, a próxima prova ARC a ser realizada em Portugal de 2 a 3 de Julho de 2016.

Website da Organização ARC 


David Ferreira
16 de Janeiro de 2015

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