LPVZ – VISEU renasceu

“…Viseu Information, AeroVip 427 na final pista 36
Aerovip 427, Viseu Information Pista 36 livre para aterragem á descrição, vento 350 graus 5 nós”.

Renascia assim quase 4 anos depois, um ciclo de aterragens e descolagens que a população, Municipio de Viseu e muito particularmente o Director do Aeródromo Municipal de Viseu, Comandante Paulo Soares tanto desejavam.

[spacer height=”default”]

Tendo sido suspensos os voos da linha aérea em finais de 2012, o Aeródromo de Viseu faz parte da renovada rota que liga Portimão a Bragança com voos diários. A aeronave que faz a ligação Norte-Sul tem capacidade para 18 passageiros fazendo o trajecto duas vezes por dia e a rota irá ser assegurada para os próximos três anos pela Aero Vip.

O que me leva a falar do Aeródromo Gonçalves Lobato ou Aeródromo de Viseu não é tanto a ligação aérea ou a parte comercial de que tanto já se falou, mas antes o renovado serviço de AFIS e tudo o que o serve para que, diariamente do nascer ao pôr-do-sol as aeronaves que contactem Viseu recebam um serviço de segurança e qualidade num equilibro de tradição e progresso.

Quem como eu visitou as instalações não só da Torre de Viseu como do “edifício de embarque” em 2013 por altura do Festival Aéreo de Viseu promovido pelo AeroClube de Viseu, olhava para o edifício com nostalgia e tristeza, podendo sentir que a infra-estrutura lutava para se manter digna e limpa. A ausência do movimento aéreo comercial deixou um edifício onde quase só os empregados camarários viviam o desalento do dia a dia.

No entanto nos finais de 2015 as alterações já se faziam notar, não só ao nível das infra-estruturas como nos serviços de apoio ao aeródromo. A tenacidade do Comandante Paulo Soares marcaram de forma indelével a rota da linha aérea e uma renovação histórica de modernidade e segurança a todo o nível no aeródromo. Quem entra agora nas instalações de embarque quase não reconhece o seu moderno e confortável interior.

No entanto as alterações mais profundas são ao nível dos serviços e das ferramentas que o Aeródromo Gonçalves Lobato possui para dar Segurança não só em terra como no ar.

O Director de Aeródromo dispõe de um renovado AFIS, o qual tivemos oportunidade de noticiar em Outubro de 2015, com um maning de cinco AITA’s, Agentes de Informação de Tráfego de Aeródromo, presentes na Torre. Com cursos recentemente frequentados na NAV Portugal, providenciam informação de aeródromo para uma condução segura e eficiente a quem pretende aterrar ou descolar de LPVZ.

A Torre de Viseu está também ela irreconhecível. Mantém a sua estrutura e traça exteriores mas o seu interior marca pela modernidade e excelência dos equipamentos. Rádios da melhor qualidade tanto de banda aérea como os de apoio para contacto com o pessoal de terra, gravador digital das comunicações, estação meteorológica, renovado painel de controlo de iluminação do aeródromo, sistema digital de contacto com o exterior e um inovador conjunto de câmaras de vigilância não só do “lado ar “do aeródromo como monitorização das finais das Pistas 18 e 36.
Este inovador sistema de câmaras de monitorização das finais das pistas permitem que qualquer aviador que pretenda ir a Viseu possa, antes de descolar de qualquer aeródromo, “dar uma espreitadela” a verificar como está a meteorologia possuindo para tal três camaras on line centradas na Torre. Duas direccionadas para cada uma das finais das pistas e uma outra apontada a Norte.

São de facto ferramentas invejáveis e uma mudança radical em termos de Segurança Aérea para quem como eu, utilizei há menos de um ano as instalações aquando do Festival Aéreo de Viseu em 2015.

Lutando para melhor apoiar os voos o Director conseguiu ainda uma viatura de combate a incêndios de grandes dimensões, totalmente operacional e equipada com material vocacionado para salvamento aéreo tendo para tal equipas de Bombeiros preparadas e que regularmente treinam simulacros de acidentes no aeródromo.

Para além do que nos é dado a observar existem uma outra série de melhoramentos que o Aeródromo agora dispõe e que servirão para prestar um melhor apoio ao público e aos aviadores que visitem e utilizem esta facilidade tal como uma revisão no sistema de iluminação de Pistas, protocolos com entidades civis no sentido do apoio ao cliente que utiliza o aeródromo e aquisição de equipamentos e serviços virados para a segurança em terra.

Parabéns ao Município de Viseu por esta grande realização e o Director Paulo Soares pela sua tenacidade e empenho em todo o processo.

Aos amigos AITA’s Manuel Carvalho, Marco Almeida, João Moura, Hélder Marques e Daniel Pereira desejo muito sucesso sempre tendo a Segurança como mote e… até um dia.

Pode aceder ao sistema de câmaras de monitorização das finais na nossa página de LPVZ AQUI.

Bons e seguros voos.

[spacer height=”default”]
José Rocha
[spacer height=”default”]
[foogallery id=”5162″]
[spacer height=”default”]