Os óculos…

Aquela imagem intemporal do piloto TopGun com os seus RayBan não é só imagem, é uma necessidade.

Os óculos de sol protegem o mais importante para o piloto, a visão. A radiação solar nomeadamente os raios UVA e UVB (os UVC por enquanto são filtrados pela camada de ozono) provocam, quando a exposição é excessiva, lesões da pele e dos olhos. Neste ultimo caso com risco de perda de visão pelo aparecimento de catarata e de lesões da retina.
O efeito é cumulativo, quanto maior a exposição maior o risco.

A bordo do cockpit, independentemente do seu tamanho, o uso de óculos de sol é importante.

Devem possuir protecção UVA e UVB de 99 a 100%. A cor cinzenta é a mais neutral pois distorce menos as cores. O material ideal é o vidro, mas tem o inconveniente de ser mais pesado e quebrar facilmente. As lentes plásticas modernas tem excelente qualidade óptica são leves e resistentes ao impacto.

Não é demais frisar que o mais importante é possuírem filtro UVA e UVB adequado.

Obviamente que nem todos os pilotos vêm bem. Há os que são curtos de vista (miopia) e aqueles que vêm a muitas milhas de distância (hipermetropia). Em ambos os casos estão obrigados a usar óculos, que de dia deverão ser de cor com boa protecção UV e de noite incolores, devendo a bordo existir sempre uma par de reserva.

Quem usa óculos pode recorrer, para protecção solar, aos adicionais que se prendem no topo da armação. Aqueles mais avançados na idade têm o problema adicional de olharem para o painel e não perceberem (nem todos) a que velocidades cortam o ar. Esses precisam de uma correcção adicional para perto (são os presbíopes, ou seja os “velhotes” que ainda voam). Destes últimos os que vêm bem de longe, podem usar apenas aqueles meios óculos, que permitem ver por cima para longe. Mas, na minha opinião, a correcção será preferencialmente progressiva o que permite visão de longe, intermédia e de perto, sem trapalhadas de troca de óculos e que recomendaria especialmente a quem faz voo visual, por razões óbvias, pois além do mais, devem ser de cor.

As lentes de contacto para correcção da visão de longe são também uma solução aceite, permitindo o uso de óculos de sol neutros. Esses pilotos deverão ter sempre a bordo uma par de óculos com a correcção, caso haja algum problema com as lentes.

Já as lentes de contacto progressivas não são aceitáveis, por várias razões, entre elas a perda de visão de contraste que provocam.

Se têm dúvidas visitem o oftalmologista.

Da próxima vez que for ao Aeródromo ou Campo de Voo, quero ver o pessoal todo de óculos escuros.

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João Pinheiro