Nova emenda ao Manual VFR

Com efectividade a 8 de Janeiro de 2016 vai ser adicionada uma nova emenda ao Manual VFR à qual sugerimos uma leitura atenta para que possa inteirar-se das alterações nas várias áreas e cuja sinalética de alteração recordamos aqui, é uma barra ou risco mais ou menos comprido na lateral da folha junto da alteração a ter em conta.
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Da emenda 024/2016 disponível no Portal na NAV Portugal EPE registamos as alterações mais significativas pois, pelo que nos foi dado a observar, nalguns aeródromos constam apenas pequenos ajustamentos de conteúdo:

-A implementação de altitudes de transição em vários aeródromos do Norte (8,000ft) como sejam Chaves e Vila Real;
-Descritivo dos dados do novo Aeródromo de Castelo Branco;
-Novo serviço AFIS em Ponte de Sôr.

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O cavok.pt continua a registar com desagrado o facto de frequências atribuídas pela ANACOM a escolas e ou aeródromos e portanto legitimas e legais, continuarem teimosamente, alteração após alteração, a não constar na página desse aeródromo ou Pista UL. Exemplos como Amendoeira, Valdonas, Benavente e de muitas outras Pistas UL, poderá haver o perigo de haver duas aeronaves no mesmo espaço aéreo (tráfego local em circuito e tráfego confluente) em frequências distintas (uma na frequência local, outra na frequência safetycom 122.500Mhz).

Existem ainda casos como o Aeródromo de Seia ou o novo Aeródromo de Castelo Branco em que aí podem evoluir aeronaves de combate a incêndios, da protecção civil ou emergência médica utilizando uma frequência e que não consta nas comunicações do MVFR da página do aeródromo como possibilidade de contacto ou pelo menos como chamada de atenção, existindo aqui o perigo real e eminente de haver duas aeronaves num espaço aéreo confluente em duas frequências diferentes.

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José Rocha