Artistas na aviação – António Six

Desde muito cedo me interessei pelas artes plásticas e depois pelos aviões, tendo ingressado na Força Aérea Portuguesa e depois na TAP.

Participei numa colecção de trinta gravuras com título Aviões de Portugal da autoria do Engº Rodrigues Costa, meu primo e meu amigo que se tornou meu mentor.

Recentemente um dos meus filhos, piloto de profissão, desafiou-me a pintar um avião!
Comecei assim a junção das artes com os aviões, hoje tenho duzentos e trinta aviões desenhados e espero continuar esta saga que me propus descobrindo todos os dias técnicas novas.

Bons Voos

António Six

“…Quem sou eu para vos ensinar o que quer que seja! O que sei, guardo para mim…o que não sei…tento aprender com quem sabe. Agora, não arroto lagosta!!!! Nem sou mestre!! Voltei aos aviões antigos pois foi assim que esta aventura do ar começou e assim vou continuar, embora vá fazendo outros para variar.”

“Com este avião, digo adeus ao ano de 2015, mas queria deixar presente os meus agradecimentos a todos aqueles que carinhosamente me têm encorajado e incentivado, desejando-lhes um FELIZ ANO 2016 com tudo de bom mas, essencialmente muita saúde. Bons Voos Bom Ano e aquele grande abraço. Aos que se dizem amigos….apenas lhes digo “barda-merda”, que alivio!!!! Bom ano.”

“….ano de 1909 (ontem, ainda) este um avião que fez história.
Era necessário uma grande coragem para voar num monoplano como este !!!!
Acho que seria bom para todos nós, podermos fazer um voo e apreciar o quanto seria difícil voar numa maquina destas. Com este tempo meus amigos o avião está fechado no Hangar, pois não há voos para ninguém. Assim… voem com a vossa imaginação e sonhem…mas sonhem muito. Desejo-vos bons voos, sempre com saúde e coragem e fiquem com um abraço…”

(N.R.-É assim que António Six descreve as suas pinturas…de uma maneira simples, directa.)

António Six. 05 de Janeiro de 2016.

(As imagens têm direito de cópia. O autor tem pleno direito de domínio do seu conteúdo. Proibida a reprodução sem que tenha uma autorização prévia do artista António Six).