Artistas na aviação – Miguel Amaral

António Miguel Garrana Amaral, nasceu em 14 de Agosto de 1968 em Setúbal.

Desde muito cedo a ilustração e a pintura se fizeram notar como aptidões pessoais.

Aos 14 anos iniciou, ainda enquanto estudante, um caminho nas Tipografias e Gráficas da cidade.

Em 1987 já como arte finalista, elabora as primeiras ilustrações para capas de pequenas monografias e inicia um percurso ligado ao Design com trabalhos para diversas Serigrafias.

Sem nunca deixar de pintar ou ilustrar, apaixonado pelo surrealismo de Dali, realizou a primeira exposição individual com o título “Fragmentos” no já extinto bar / galeria “A casa do Vizinho”, em Setúbal.

Já na segunda metade dos anos 90 liga-se à PUBLICIDADE passando por quatro agências de meios publicitários como Criativo, o que fez até 2006, ano do encerramento da sua última agência.

Torna-se a partir daí free-lancer na área da ilustração, dedicando-se sobretudo à aeronáutica, outra das suas paixões. Realizou mais de uma centena de desenhos para “patchs” e pintou dez aeronaves comemorativas, nove para a força aérea e uma para a Marinha, sendo responsável ainda pela “Shark Mouth” da aeronave da Aerodreams e o Race Spirit de B. Diniz.

Ilustrou até hoje mais de quatrocentos perfis de aeronaves entre os quais o Fairey IIID Transatlântic com o qual os grandes “Heroes do Ar” Sacadura Cabral e Gago Coutinho, concluíram a Travessia Aérea do Atlântico Sul.

Em 2014 a Bordalo Pinheiro edita na sua colecção de Sardinhas onde inclui um Projecto deste autor que passa a figurar na galeria de autores deste conhecido fabricante de faianças e cerâmicas.

A partir de 2013 embora um ilustrador, nunca deixou de desenhar e pintar, entra no desemprego não estatístico.

Siga o trabalho de Miguel Garrana Amaral na página de facebook

Miguel Amaral. 02 de Janeiro de 2016.

(As imagens poderão ter direito de cópia. O autor tem pleno direito de domínio do seu conteúdo. Proibida a reprodução sem que tenha uma autorização prévia do artista Miguel Garrana Amaral).