Formação Superior Aeronáutica em Portugal ?

Para os que se iniciam na Aeronáutica, uma questão que se pode e deve colocar, é saber quais os cursos universitários em Portugal, que existem sobre esta temática?

Alguns, pretendem ir directamente para a componente de Engenharia Aeronáutica, outros pretendem ser pilotos de linha Aérea, mas pretendem ter uma graduação universitária,outras pessoas pretendem ter uma licenciatura em Gestão e Operação Aeroportuária e finalmente, temos aqueles que querem seguir o ramos das Ciências Aeroespaciais.

Aqueles que pretendem ser pilotos de linha aérea, devem preocupar-se com a situação de que a vida activa útil de um piloto, é normalmente mais curta, do que em outras profissões e para além disso se tiverem ao longo da sua carreira algum problema de saúde que os impeça de pilotar, terão assim uma imediata saída profissional dentro da aviação, o que é uma segurança futura de seriamente considerar.

Tenho assistido, com amigos e conhecidos da minha idade, a problemas, quando por alguma razão têm de sair da sua actividade de pilotos, a dificuldade que têm em arranjar trabalhos na área, compatíveis com a sua carreira profissional. Queixam-se, de não terem tido a ideia de obter uma formação académica complementar, no início da sua carreira, onde tudo parecia então fácil…

Estivemos a fazer uma pequena exploração na internet, para tentar obter algumas respostas a esta questão!

[spacer height=”20px”]

E encontrámos nas Universidades Públicas os seguintes cursos:

Academia da Força Aérea–Cursos de Piloto Aviador, Engenharia Aeronáutica e Administração Aeronáutica
Nota: A FAP tem uma academia na Base Aérea de Sintra, que é reconhecida como uma das melhores escolas de formação superior de pilotos, que no entanto, só o exerce para os que optarem pela carreira militar.

IST – Instituto Superior Técnico – Cursos de Engenharia Aeroespacial (mestrado integrado)

UBI – Universidade da Beira Interior – Cursos de Engenharia Aeronáutica e Ciências Espaciais

[spacer height=”20px”]

Nas Universidades Privadas encontrámos:

Universidade Lusófona – Cursos de Ciências Aeronáuticas e Gestão Aeronáutica

ISEC – Instituto Superior de Educação e Ciências – Cursos de Gestão Aeronáutica, Ciências Aeronáuticas vertentes: para Pilotos e Engenharia de Manutenção
Nota:No caso do ISEC, têm inteligentemente, um protocolo, com Escolas de Formação de Pilotos, que permite aos alunos fazerem a licenciatura e a formação como pilotos de forma integrada.

Em termos de carreiras possíveis em Portugal e na Europa, existem vários clusters aeronáuticos, com um conjunto alargado de empresas empregadoras de licenciados nesta temática, que é digno de registo, de que como exemplos, destacamos:

AIRBUS, GAIRG, OGMA, NAV, ANA, EMBRAER, TAP, FAP-Força Aérea Portuguesa, AIR FRANCE, LUFTHANSA, BRITISH AIRWAYS, ESA-European Space Agency, Fabricantes de Aeronaves, Fabricantes de Equipamentos e um nunca mais acabar, de empresas fornecedoras de tecnologia para os fabricantes e para as infraestruturas aeronáuticas.

Se pensa seguir uma carreira aeronáutica, pense bem na importância de ter formação universitária neste sector e nas vantagens competitivas que daí lhe advirão!

David Ferreira