O voo curto e não planeado !

[spacer height=”20px”]

Já o fiz muitas vezes, e certamente já todos o fizemos, mas o que é facto é que sempre que ouço alguém a virar-se para outro e a dizer “Vamos dar uma voltinha?” fico sempre apreensivo.[spacer height=”20px”]

Lembro-me dos bons tempos em que dizer “Vamos dar uma voltinha” implicava sairmos por volta das 9:30 com os depósitos cheios e com planeamentos de ir daqui para ali, almoçarmos ali e voltarmos antes do por do sol. Mas a “austeridade” ou a “recuperação económica”, depende do ponto de vista, veio trazer um novo voo para esta atividade.

É o voo daquele piloto que não voa à dois ou três meses, e que lá consegue “tempo” para voar uma hora, ou se calhar uma meia horita, enquanto a “maria” vai ao supermercado”. Como não tem tempo para ir a outro aeródromo ou pista, decide “dar uma voltita” sem nada definido, sem planeamento e na base do “logo se vê o que vou fazer”

Não tenho nada contra as “voltitas”. São aliás um dos benefícios da nossa aviação de lazer. No entanto elas escondem um perigo eminente ao qual é preciso estar atento e consciente. Sem planeamento ou missão predefinida, é comum começarmos por ver as vistas a 500’, seguido por uma passagem baixa e já agora e porque não subir a 2.000´para ver as nuvens, para logo a seguir fazermos um “treino” de voo lento” e porque não um treino de perda para logo depois irmos para a pista num SAF, mas como borregámos, até podemos agora voltar pela direita por aquele sitio que nunca lá fomos, para aterrar logo de seguida.

[spacer height=”20px”]

No nosso tipo de aviação, ter um voo com uma missão especifica nem sempre é fácil. Mas cabe a todos nós evitarmos a todo o custo um voo não planeado. Todos nós ouvimos os nossos instrutores dizer que “devemos estar sempre à frente do nosso avião”. O maior perigo de um voo não planeado é o de “o avião passar à nossa frente” e nem darmos por isso.

Existem algumas formas de evitar esta situação, mesmo para voos de pequena duração:

[spacer height=”20px”]

Tenha uma rotina de pré voo instalada.

Tente ser consistente nos processos que faz antes de ligar o avião. Tenha uma pré-checklist se tal o ajudar. O que leva para o avião, o que precisa de ter preparado antes de ir para o avião, documentos, Head-sets, GPS, etc.

[spacer height=”20px”]

Tenha voos com rotas pré-estabelecidas

Nada melhor para os voos após longos intervalos de tempo de inatividade do que ter um voo pré definido com pontos de passagem que já conhece e um voo em que sabe perfeitamente por onde passa e onde acaba com o tempo total já conhecido. Isso facilitará a gestão da gasolina, os custos do voo e o tempo disponível que tem para o voo.

[spacer height=”20px”]

Saiba o que vai fazer

Se não tiver nada estabelecido, defina em terra o seu voo. Saiba no chão aquilo que vai fazer no ar e não o altere. Defina num pedaço de papel por onde vai passar, o tempo disponível e verifique a gasolina para o voo.

[spacer height=”20px”]

Não misture treino com lazer

Executar manobras de treino exige uma concentração especial. Se misturarmos um voo de laser com manobras de treino, o mais provável é nem gozarmos a tranquilidade de um voo de lazer ou de nem aprendermos nada com as manobras que se fez. Ou é treino ou é lazer e tenha o estado de espirito adequado a cada um. E nunca efectue manobras de treino com passageiros a bordo!

[spacer height=”20px”]

Crie um rotina para voos de treino

Mantenha um registo dos voos de treino efectuados e das manobras executadas em cada um. Assim saberá há quanto tempo não treina esta ou aquela manobra. Na maioria dos aeródromos ou pistas haverá escolas ou instrutores, ou mesmo pilotos com mais experiência que não se importaram de voar consigo para que tenha 4 olhos no cockpit.

[spacer height=”20px”]

Crie fichas de treino e leve-as consigo

Pode criar as suas próprias, mas existem muitas disponíveis na internet ou em livros da matéria. Reveja-as com a sua escola, instrutor ou outros pilotos e adapta-as se necessário à sua classe e tipo de aeronave. Basicamente são cartões com as sequências de manobras de treino que devem ser feitas, sua preparação, briefing e debriefing. Faça sempre a pós análise das manobras executadas.

[spacer height=”20px”]

Não é a duração de um voo que define o risco do mesmo. Um voo curto merece-nos o mesmo respeito que um de longa duração.

[spacer height=”20px”]

Bons voos

Luis Malheiro