TRIDENT JUNCTURE 2015 – O Exercício…em breve nos nossos céus!

Nova imagem (3)Está já em curso o maior exercício da história recente da NATO, pós Guerra-fria. O evento de maior visibilidade realizado em 2015 envolvendo toda a estrutura das Forças Armadas Portuguesas e Comando da Aliança, contando com a participação de cerca de 36.000 pessoas e mais de 30 países da Aliança e Parceiros.

Apenas a partir do dia 20 de Outubro de 2015 o TRIDENT JUNCTURE 2015 afectará a estrutura do espaço aéreo nacional e por isso os céus de Portugal irão estar algo condicionados.

Geograficamente o exercício irá decorrer nas zonas de Beja, Santa Margarida, Tróia e Setúbal que contará no terreno com mais de 10 mil efectivos de 14 países participantes apesar de, como se pode observar no mapa afectar quase todo o interior e sul de Portugal.

Nova imagem (4)

É organizado com o apoio de 3 nações hospedeiras: Itália, Espanha e Portugal, havendo ligação com outros exercícios que serão conduzidos na Bélgica, Canadá, Alemanha, Holanda, Noruega e, no mar, no Oceano Atlântico e no Mar Mediterrâneo.

Nova imagem (5)Aconselhamos vivamente caso vá voar neste periodo a submeter o Plano de Voo, verificar os NOTAM’s nos sites oficiais a fim evitar as áreas nos horários de actividade e contactar os órgãos ATC ou Lisboa Militar para informação sempre actualizada.

No Cavok.pt iremos dedicar uma página exclusiva ao TRIDENT JUNCTURE 2015 com as imagens das áreas onde clicando poderá consultar horários e níveis. A página estará na secção de ESPAÇO AÉREO e estará disponível a partir de domingo, dia 18 de Outubro.

Bons e seguros voos