Cerval

Cerval

Informações

Coordenadas: Lat. 41.58.30N Long. 008.40.24W

Elevação: 43m / 141ft

QFU:  Rwy 16/34

Comprimento: 330x10m ( Faixa com 650x70m )

Frequência: Safetycom 122.500Mhz

Tipo de operação: Aeronaves Ultraleves

Localização: Cerval - Vila Meã

Página no manual VFR (NAV)

Notas

Notas: A operação acima de 1.500ft é condicionada ao APP do Porto (121.100Mhz). Cabeceira da Rwy34 é precedida dum pinhal a 400m do inicio de pista e um troço de asfalto em mau estado. Para aterragem é preferencial a Rwy 34 com circuito esquerdo, altitude mínima de 600ft.  a integração no circuito faz-se no primeiro terço do vento de cauda esquerdo Rwy34, sobre a N13. Não sobrevoar a aldeia de Vila Meã.

Manga de Vento: Sim, na lateral esquerda da Rwy34.

Restrições à operação: Pista com 330 metros (TORA - Take-off Run Available, comprimento da pista declarado utilizável e apropriado para a corrida de descolagem). No entanto a pista possui 650mx50m (TODA-Distância utilizável na corrida de descolagem). A soleira foi deslocada do início da Rwy 34 mantendo a quota de 5% em relação aos pinheiros existentes na final da Rwy 34.

Responsável: Dir. Pista José Gomes  +351251798090  +351917563003 soutopereiragomes1949@gmail.com

 

Serviços

Combustível

Hangaragem:

Manutenção: 

Guarda: 

Café/Restaurante: 

Aeroclube: Aeroclube do Cerval

Escola: 

Outros: 

 

Serviços externos

Taxis: 

Cafés: 

Restaurantes: 

Hotéis: 

Outros: 

 

Vila Pouca de Aguiar
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9 comments

  • ANTONIO MEDEROS

    Bom día. Felicitaçoes por la página. Eu tenho meu aviao en Cerval. Os datos da pista son erróneos. O comprimento son 650 X 30 metros. Pronto enviaré fotos . Un saludo

  • ANTONIO MEDEROS

    a frecuancia deradio es 130.125

  • Jaquelina Ramalho

    Por favor corrijam a informação da vossa página, verificando os datos na página do Aeroclube Cerval:
    http://www.aeroclubecerval.com/index.php/onde-estamos/pistas

    • CAVOK.pt

      Cara Jaquelina e Antonio,
      Falei hoje mesmo com o Director de Pista do Cerval. Efectivamente a faixa do Cerval poderá corresponder a um comprimento superior ao que referimos nos nossos dados. Os dados que inserimos são dados que constam, como pode comprovar no Manual VFR. Não podemos de todo informar um piloto que esteja à espera de uma pista limpa de obstáculos ou desobstruida de 650 metros quando ela foi considerada licenciada pela Autoridade com 330m (quase metade). Podemos sim informar que possui uma faixa com 650m, mas a pista em si terá sempre 330mx10m garantidos.
      Quanto à frequência do Cerval também ela apesar de estar a ser utilizada, e que temos conhecimento dela, não a podemos estar a dar como oficial pois ela não está licenciada para a Pista de Cerval, podemos uma vez mais nas Notas referir que a frequência 130.125Mhz é de uso comum no Cerval, mas como não é oficial nós temos o dever de publicar 122.500Mhz como a Unicom, geral quando não há frequência atribuída.
      Agradecemos o vosso contacto e em breve actualizaremos mais dados sobre o Cerval incluindo fotos e procedimentos locais relevantes à segurança desse belo aeródromo.
      Bem hajam e bons voos.

  • José Gomes

    De facto a pista está aprovada pelo INAC, apenas com 330 metros (TORA-Take-off Run Available- Comprimento da pista declarado utilizável e apropriado para a corrida de descolagem). No entanto a pista possui 650 metrosx50m(TODA-Distância utilizável na corrida de descolagem.) A soleira foi deslocada no início da pista 34, mantendo a quota de 5% em relação aos pinheiros existentes na final da pista 34, que distam do seu início 400 metros.
    José Gomes Tel:00351917563003 (Diretor da pista de Cerval); E-mail: soutopereiragomes1949@gmail.com

  • Eduardo Pereira

    Um comentário adicional… O pinhal que precedia a pista 34 foi cortado, mantendo-se apenas alguns pinheiros de porte médio a uma distância de 400 a 500 metros do início da pista 34…

  • Jose Silva

    Bom dia meus caros amigos do ar, no primeiro voo que fiz para esta pista a partir de Braga há cerca de uma semana atrás, após ter visitado esta mesma página cheguei às imediações da pista com a frequência 130.125Mhz. Comuniquei várias vezes a minha posição e não obtive qualquer resposta pelo que antes de me “lançar” para o circuito troquei para a frequência 122.500Mhz e perguntei se estava alguém próximo pelo que obtive logo duas respostas de dois ULMs.

    Por isso aconselho a todos que antes de entrarem no circuito experimentem as duas frequências. Considero este facto perigoso pois nos nossos pequenos aviões nem sempre temos dois rádios para escutar as duas frequências e podem uns estar numa frequência e outros noutra e comunicar em simultâneo…

    De facto a aproximação pela 34 está espectacular, não tive qualquer dificuldade. Fizeram um bom trabalho ao retirar o pinhal.

    Bons voos a todos!

    José Miguel Silva

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